Papa São João XXIII

Quem foi o Papa João XXIII?

“A justiça se defende com a razão, e não com as armas. Não se perde nada com a paz, e pode perder-se tudo com a guerra.”
Papa João XXIII

João-XXIII

João XXIII, foi cardeal de Veneza na Itália, eleito papa em 28 de outubro de 1958; aos 77 anos de idade; foi o Papa que convocou ao Concilio Vaticano II e sentou as bases para a reforma da Igreja. João Paulo II disse que o Vaticano II foi “a primavera da Igreja”.

Ao ser eleito, já idoso, dizia-se que o Patriarca de Veneza (Cardeal Angelo Giuseppe Roncalli), seria um “Papa de transição”.

Sua grande obra foi o Concílio Vaticano II, anunciado em 25/1/1959 (festa da conversão de São Paulo) e aberto quase 4 anos depois de preparação: o mais importante evento da Igreja no século XX.

O Concilio reuniu por três anos (1963-65) cerca de 2600 bispos do mundo todo em Roma. João XXII faleceu no meio do Concílio, em 3 de junho de 1963, substituído por Paulo VI.

Por seus gestos e palavras extraordinariamente populares se converteu no “Papa bom”. A bondade e a santidade de João XXIII foram consenso. Era um papa simples, alegre e brincalhão. Um dia, visitando uma paróquia de Roma, ouviu uma senhora dizer: “Nossa, como ele é gordo!”; simplesmente lhe respondeu: “Minha senhora, o conclave não é um concurso de beleza”.

João XXIII conviveu com a modernidade sem a temer. Esforçava-se por contatar com todos os homens seus contemporâneos. O Vaticano passou a ser a “casa paterna”.

Um dia ele escreveu: “Nada há de heroico em tudo o que me aconteceu e em tudo o que julguei que tinha de fazer. Uma vez que se renunciei a tudo, (…) qualquer audácia resulta a coisa mais simples e natural do mundo”. Por ocasião do falecimento de Pio XII escreveu no seu Diário: “Estamos na Terra não para guardar um museu, mas para cultivar um jardim cheio de vida e destinado a um futuro glorioso”.

Como Papa (1958-1963), João XXIII valorizou o ministério de bispo de Roma. Na Itália, procurou a autonomia da Igreja. A decisão de colocar o Evangelho acima dos partidos políticos explica o respeito com que foi acolhida a sua atuação durante a séria crise dos mísseis de Cuba, em outubro de 1962.

Para João XXIII a mudança e a novidade do mundo exigiam a realização de um concílio, um novo Pentecostes capaz de reanimar a riqueza interior da Igreja. Daqui o perfil do Concilio Vaticano II (1962-1965). Na oração de abertura ele pediu a Deus “um novo Pentecostes para a Igreja”; e isto aconteceu.

Através das suas oito encíclicas, João XXIII dirigiu-se a todos os “homens de boa vontade”. Sobre o Concilio Vaticano II, ele disse:

“A ideia do Concilio não amadureceu como fruto de prolongada consideração, mas como o florir espontâneo de uma inesperada primavera”. (Alocução de 09/8/1959)

“Consideramos inspiração do Altíssimo a ideia de convocar um Concilio Ecumênico, que desde o início de nosso pontificado se apresentou à nossa mente como o florir de uma inesperada primavera”. (Alocução de 05/6/60).

“A ideia mal surgiu em nossa mente e logo a comunicamos com fraternal confiança aos senhores cardeais, lá na Basílica Ostiense de São Paulo Fora dos Muros, junto ao sepulcro do Apóstolo dos Gentios, na festa comemorativa de sua conversão, a 25 de janeiro de 1959″. (Alocução de 20/6/62).

No dia 13 de setembro de 1960 ele explicou em linhas gerais qual deveria ser o objetivo do Concilio Ecumênico. Disse então João XXIII:

“A obra do Concilio Ecumênico é verdadeiramente concebida para restituir ao semblante da Igreja de Cristo todo o esplendor dos seus traços mais simples e mais puros das suas origens, a fim de apresentá-la tal como o seu divino fundador a criou”.

Fonte: http://www.cleofas.com.br

Escrito por, Prof. Felipe Aquino 

Portal Terra de Santa Cruz – a Fé Católica. (†).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Portal criado para evangelização e informação com conteúdos de entretenimento, liturgia, notícias, oração e leitura. Somos independentes. Nosso trabalho é evangelizar independente da nossa localização. Aqui divulgamos a Igreja de maneira geral. Estamos a serviço da evangelização. Nosso objetivo é levar a mensagem Jesus Cristo através de artigos, notícias, formação, música e liturgia. Estamos a SERVIÇO DA EVANGELIZAÇÃO.

%d blogueiros gostam disto: