A Bíblia

Os protestantes afirmam que a Bíblia é a única regra de fé, o que significa que ele contém todas a necessidades materiais para a teologia e que este material é suficientemente claro que não é preciso tradição apostólica ou Magistério da Igreja (autoridade de ensino) para ajudar a compreender-lo . Na visão protestante, toda a verdade cristã é encontrada nas páginas da Bíblia. Qualquer coisa estranha à Bíblia é simplesmente não-autorizada, desnecessário ou errado, e pode muito bem atrapalhar um em chegar a Deus.

Os católicos, por outro lado, reconhecer que a Bíblia não endossa essa visão e que, na verdade, ele é repudiado nas Escrituras. A verdadeira “regra de fé” -conforme expressa na Bíblia em si é-Escrituras mais tradição apostólica, tal como se manifesta no magistério vivo da Igreja Católica, à qual foram confiados os ensinamentos orais de Jesus e dos apóstolos, juntamente com a autoridade para interpretar as Escrituras corretamente.

No documento do Concílio Vaticano II sobre a Divina Revelação  Dei Verbum  (latim: “A Palavra de Deus”), a relação entre Tradição e Escritura é explicado: “Portanto, não existe uma estreita ligação e comunicação entre a Sagrada Tradição ea Sagrada Escritura para ambos. um deles, que flui a partir da mesma fonte divina, de uma certa forma se fundem em uma unidade e tendem para o mesmo fim. Para a Sagrada Escritura é a palavra de Deus na medida em que é expedida para escrever sob a inspiração do Espírito divino. Para o sucessores dos apóstolos, Sagrada Tradição em mãos em toda a sua pureza a palavra de Deus, que foi confiada aos apóstolos por Cristo Senhor e pelo Espírito Santo.

“Assim, pela luz do Espírito de verdade, estes sucessores podem em suas pregações preservar esta palavra de Deus fielmente, explicá-lo e torná-lo mais conhecido. Por conseguinte, não é de Sagrada Escritura por si só que a Igreja chama a sua certeza a respeito tudo o que foi revelado. Portanto, tanto a Sagrada Tradição ea Sagrada Escritura estão a ser aceitas e veneradas com a mesma devoção e reverência “.

Mas Evangélica e fundamentalistas protestantes, que colocam sua confiança na teoria de Martin Luther da  sola scriptura  (latim: “Somente a Escritura”), geralmente vai argumentar para a sua posição citando um par de versos chaves. A primeira é esta: “Estes foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (João 20:31). A outra é a seguinte: “Toda a Escritura é
inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, para que o homem de Deus seja equipado e preparado para toda boa obra” (2 Timóteo 3: 16-17). De acordo com esses protestantes, estes versos demonstram a realidade da  sola scriptura  (a “Bíblia apenas” teoria).

Não é assim, responder católicos. Primeiro, o versículo de João refere-se às coisas escritas naquele livro (leia-o com João 20:30, o versículo imediatamente antes de ver o contexto da declaração em questão). Se este versículo provado alguma coisa, não seria provar a teoria da  sola  scriptura, mas que o Evangelho de João é suficiente.

Em segundo lugar, o versículo do Evangelho de João nos diz apenas que a Bíblia foi composta para que possamos ser ajudados a crer que Jesus é o Messias. Não diz a Bíblia é tudo que precisamos para a salvação, muito menos que a Bíblia é tudo que precisamos para a teologia; nem diz a Bíblia é mesmo necessário acreditar em Cristo.Afinal de contas, os primeiros cristãos não tinha Novo Testamento para que eles poderiam apelar; eles aprenderam com oral, em vez de escrita, instrução. Até tempos relativamente recentes, a Bíblia era inacessível à maioria das pessoas, seja porque não sabia ler nem porque a imprensa não tinha sido inventado. Todas essas pessoas aprenderam com instrução oral, transmitida, geração a geração, pela Igreja.

O mesmo pode ser dito sobre 2 Timóteo 3: 16-17. Dizer que tudo escrito inspirado “tem seus usos” é uma coisa; para dizer que a escrita única inspirou precisa ser seguido é outra coisa. Além disso, há um argumento dizendo contra reivindicações de fundamentalistas evangélicos e protestantes. John Henry Newman explicou que em 1884 um ensaio intitulado “A inspiração em sua relação com o Apocalipse.”

O argumento de Newman

Ele escreveu: “É bastante evidente que essa passagem fornece nenhum argumento seja lá o que a Sagrada Escritura, sem tradição, é a única regra de fé, pois, embora a Sagrada Escritura é rentável para esses quatro extremidades, ainda não é dito ser suficiente . O apóstolo [Paulo] requer a ajuda de Tradição (2 Ts. 2:15). Além disso, o apóstolo aqui refere-se às escrituras que Timóteo foi ensinado em sua infância.

“Agora, uma boa parte do Novo Testamento não foi escrito em sua infância: Algumas das epístolas católicas não foram escritos, mesmo quando Paulo escreveu isso, e nenhum dos livros do Novo Testamento foram então colocados no cânon dos livros da Escritura . Ele refere-se, então, para as escrituras do Antigo Testamento, e, se o argumento desta passagem provado alguma coisa, ele iria revelar muito, viz., que as escrituras do Novo Testamento não eram necessários para uma regra de fé. ”

Além disso, os protestantes normalmente leia 2 Timóteo 3: 16-17 fora de contexto. Quando lida no contexto das passagens circundantes, descobre-se que a referência de Paulo a Escritura é apenas uma parte de sua exortação que Timothy tomar como seu guia Tradição e Escritura. Os dois versos imediatamente antes de afirmar: “Mas, quanto a você, continue em o que você aprendeu e que acreditava firmemente, sabendo de quem o aprendeu, e como desde a infância você foi familiarizado com os escritos sagrados que são capazes de instruí-lo para a salvação pela fé em Cristo Jesus “(2 Tim. 3: 14-15).

Paulo diz a Timóteo para continuar no que ele aprendeu por duas razões: primeiro, porque ele sabe de quem ele aprendeu-o-Paul-se e, segundo, porque ele foi educado nas escrituras. A primeira delas é um apelo direto a tradição apostólica, o ensinamento oral, que o apóstolo Paulo tinha dado Timothy. Então, os protestantes devem tomar 2 Timóteo 3: 16-17 fora de contexto para chegar à teoria da  solascriptura. Mas quando a passagem é lida no contexto, torna-se claro que ele está ensinando a importância da tradição apostólica!

A Bíblia nega que seja suficiente como a regra completa de fé. Paulo diz que muito ensino cristão pode ser encontrada na tradição que é passada de boca em boca (2 Tim. 2: 2). Ele nos instrui a “manter-se firme e mantenha as tradições que vos foram ensinadas por nós, seja de boca em boca ou por carta” (2 Ts. 2:15).

Este ensinamento oral é aceite pelos cristãos, da mesma forma que aceitou o ensinamento escrito que veio a eles mais tarde. Jesus disse a seus discípulos: “Quem vos ouve a mim ouve, e quem vos rejeita me rejeita” (Lucas 10:16). A Igreja, na pessoa dos apóstolos, foi dada a autoridade para ensinar por Cristo; a Igreja seria seu representante.Ele encomendou-lhes, dizendo: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações” (Mat. 28:19).

E como foi que isso seja feito? Ao pregar, por instrução oral: “Assim também a fé vem do que é ouvido e que é ouvido vem pela pregação de Cristo” (Rm 10:17).. A Igreja sempre seria o mestre vivo. É um erro limitar “a palavra de Cristo” apenas a palavra escrita ou para sugerir que todos os seus ensinamentos foram reduzidos a escrito. A Bíblia em nenhum lugar suporta qualquer noção.

Além disso, é claro que o ensinamento oral de Cristo iria durar até ao fim do tempo. “Mas a palavra do Senhor permanece para sempre.”Essa palavra é a boa notícia que foi pregado a vós “(1 Pe. 1:25).Note-se que a palavra foi “pregado”, isto é, comunicadas oralmente.Isso iria suportar. Não seria
suplantado por um registo escrito como a Bíblia (suplementado, sim, mas não suplantou), e continuaria a ter a sua própria autoridade.

Isso fica claro quando o apóstolo Paulo diz a Timóteo: “[W] chapéu que você já ouviu falar de mim antes de muitas testemunhas, confie a homens fiéis, que sejam capazes de ensinar outros também” (2 Tim. 2: 2). Aqui vemos os primeiros elos da cadeia da tradição apostólica que tem sido transmitida desde os apóstolos intacta aos nossos dias.Paulo instruiu Timóteo a passar sobre os ensinamentos orais (tradições) que ele recebeu do apóstolo. Ele era dar a estes a homens que seriam capazes de ensinar outros, perpetuando assim a cadeia.Paulo deu esta instrução não muito tempo antes de sua morte (2 Tim. 4: 6-8), como um lembrete para Timóteo de como ele deve realizar o seu ministério.

O que é Tradição?

Nesta discussão, é importante ter em mente que a Igreja Católica entende por tradição. O termo não se refere a lendas mitológicas ou contas, nem englobar costumes transitórias ou práticas que podem mudar, como as circunstâncias o justifiquem, como estilos de vestido sacerdotal, formas particulares de devoção aos santos, ou mesmo rubricas litúrgicas. Tradição sagrada ou apostólica consiste nos ensinamentos que os apóstolos repassadas oralmente por meio de sua pregação. Esses ensinamentos, em grande parte (talvez inteiramente) coincidem com as contidas nas Escrituras, mas o modo da sua transmissão é diferente.

Eles foram proferidas e confiada às Igrejas. É necessário que os cristãos crêem e seguem esta tradição, bem como a Bíblia (Lucas 10:16). A verdade da fé foi dada principalmente para os líderes da Igreja (Ef 3: 5.), Que, com Cristo, formam o alicerce da Igreja (Ef 2:20.). A Igreja foi guiada pelo Espírito Santo, que protege esse ensinamento da corrupção (João 14: 25-26, 16:13).

A transmissão da fé

Paul ilustrou o que a tradição é:…. “Transmiti-vos, em primeiro lugar o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras Quer então que era eu ou sejam eles, assim pregamos e assim você Acredita “(1 Cor. 15: 3,11). O apóstolo elogiou aqueles que seguiram Tradição: “Eu recomendo que você, porque você se lembra de mim em tudo e manter as tradições assim como eu os entreguei a vós” (1 Cor. 11: 2).

Os primeiros cristãos “perseveravam na doutrina dos apóstolos” (Atos 2:42) muito antes de existir um Novo Testamento. Desde o início, a plenitude da doutrina cristã foi encontrado na Igreja como a encarnação viva de Cristo, não em um livro. A Igreja de ensino, com a sua tradição oral, apostólico, era autoritária. O próprio Paulo dá uma citação de Jesus, que foi transmitida oralmente a ele: “Há mais felicidade em dar do que em receber” (Atos 20:35).

Este provérbio não está registrado nos Evangelhos e deve ter sido passada para Paul. Na verdade, até mesmo os próprios Evangelhos são tradição oral que foi escrito para baixo (Lucas 1: 1-4). Além do mais, Paulo não citar único Jesus. Ele também cita hinos cristãos primitivos, como em Efésios 5:14. Estas e outras coisas foram dadas aos cristãos “por meio do Senhor Jesus” (1 Tes. 4: 2).

Os fundamentalistas dizem que Jesus condenou tradição. Eles observam que Jesus disse: “E por que você transgredir o mandamento de Deus por causa da vossa tradição?” (Mat. 15: 3). Paulo advertiu, “Veja por que ninguém faz de você uma presa por filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição humana, de acordo com os espíritos elementar do universo, e não segundo Cristo” (Colossenses 2: 8). Mas estes versos meramente condenam tradições humanas errôneas, não verdades que haviam sido transmitidos oralmente e confiados à Igreja pelos apóstolos. Estas últimas verdades são parte do que é conhecido como tradição apostólica, que deve ser distinguida das tradições ou costumes humanos.

“Mandamentos de homens”

Considere Mateus 15: 6-9, que os fundamentalistas e evangélicos usam frequentemente para defender a sua posição: “. Então, por essas tradições de vocês que você fez as leis de Deus ineficaz Hipócritas, foi uma verdadeira profecia que Isaías fez de você, quando disse ‘Este povo me honra com que seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Sua adoração é em vão, pois as doutrinas que ensinam são mandamentos de homens.’ “Olhe atentamente para o que Jesus disse.

Ele não estava condenando todas as tradições. Ele condenou somente aqueles que fez a palavra de Deus sem efeito. Neste caso, era uma questão de os fariseus simulando a dedicação de seus bens ao templo para que pudessem evitar usá-los para apoiar os seus pais idosos. Ao fazer isso, eles se esquivou o mandamento de “Honra teu pai e tua mãe” (Ex. 20:12).

Em outro lugar, Jesus instruiu seus seguidores a cumprir tradições que não sejam contrárias aos mandamentos de Deus. “Os escribas e os fariseus sentar-se no assento de Moisés; assim praticar e observar tudo o que vos digo, mas não o que eles fazem, porque eles pregam, mas não a praticam” (Mateus 23: 2-3.).

O que fundamentalistas e evangélicos costumam fazer, infelizmente, é ver a palavra “tradição” em Mateus 15: 3 ou Colossenses 2: 8 ou em outro lugar e concluem que qualquer coisa chamou de “tradição” deve ser rejeitada. Esquecem-se que o termo é usado em um sentido diferente, como em 1 Coríntios 11: 2 e 2 Tessalonicenses 2:15, para descrever o que deve ser acreditado. Jesus não condenou todas as tradições; ele condenou apenas as tradições errôneas, se doutrinas ou práticas, que minaram as verdades cristãs. O resto, como ensinou os apóstolos, deveriam ser obedecidas. Paulo ordenou aos tessalonicenses a aderir a todas as tradições que lhes tinha dado, seja oral ou escrita.

A Igreja indefectível

A tarefa consiste em determinar o que constitui tradição autêntica.Como podemos saber quais as tradições são apostólicas e quais são meramente humano? A resposta é a mesma que como nós sabemos que escrituras são apostólica e que são meramente humana, ouvindo o magistério ou a autoridade da Igreja de Cristo ensinando. Sem autoridade magisterial da Igreja Católica, nós não sabemos com certeza que pretendia livros da Escritura são autênticos. Se a Igreja revelou-nos o cânon das Escrituras, ele também pode revelar-nos o “cânon da Tradição”, estabelecendo que as tradições têm sido passadas de apóstolos. Afinal, Cristo prometeu que as portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja (Mat. 16:18) e do próprio Novo Testamento declara que a Igreja seja “a coluna eo fundamento da verdade” (1 Tm. 3:15) .

Traduzido por Portal Terra de Santa Cruz direto do site catholic.com

Anúncios

Portal criado para evangelização e informação com conteúdos de entretenimento, liturgia, notícias, oração e leitura. Somos independentes. Nosso trabalho é evangelizar independente da nossa localização. Aqui divulgamos a Igreja de maneira geral. Estamos a serviço da evangelização. Nosso objetivo é levar a mensagem Jesus Cristo através de artigos, notícias, formação, música e liturgia. Estamos a SERVIÇO DA EVANGELIZAÇÃO.

%d blogueiros gostam disto: