AVC em Jovens vem aumentando. Como prevenir?

Não é coincidência é ciência, mostrei trabalhos dizendo que quando aumentamos carboidratos na dieta, aumentamos o risco de problemas cardiovasculares.

Hoje, a alimentação é a base de pão, farinhas, massas, açúcares, sucos, refrigerantes… Qual a relação entre a pressão alta e o AVC hemorrágico, conhecido como derrame? O AVC pode ser de dois tipos: isquêmico (a artéria se fecha, impedindo a chegada de sangue oxigenado para o cérebro) e o hemorrágico (uma artéria se rompe dentro do cérebro e o sangue extravasa, comprometendo a área inundada).

Os principais fatores de risco do AVC são a hipertensão, obesidade, diabetes e sedentarismo – organismo inflamado. Álcool e fumo também são fatores. Tratar os fatores de risco pode prevenir até 90% dos casos de AVC. É preciso ficar atento se você sentir paralisia de um só lado do corpo (ocorre em até 80% dos casos), adormecimento, perda do campo de visão, tontura com visão dupla, dor de cabeça muito forte e abrupta e dificuldade para falar ou de compreensão. O socorro rápido é essencial para evitar sequelas.

Um estudo inédito no Brasil, realizado em Joinville (SC), comprovou o que já é considerado um fenômeno mundial: o aumento do número de casos de AVC entre jovens. De 2005 a 2015, os casos aumentaram 62% em pessoas com menos de 45 anos. O neurologista que liderou a pesquisa diz que esse crescimento deve estar ligado principalmente à alimentação.

De todos os posts que já fiz, quantos deles alertam o consumo de certa substância e o risco de AVC? São vários. E são justamente em produtos alimentícios que tiveram aumento do consumo: refrigerantes com açúcar ou adoçante, excesso de sal, excesso de carboidratos simples, margarina, cigarro, enlatados, embutidos, alimentos industrializados com conservantes, transgênicos, etc. Minhas recomendações para prevenção são, não consumir os produtos citados acima, ter uma boa alimentação evitando sobrepeso e praticar atividades físicas regulares. 

Acesse o site do Dr. Rodolfo Ferrari e saiba mais (clique na foto abaixo) 

Dr. Ferrari - Medicina Esportiva, Emagrecimento & Endocrinologia da Obesidade

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s