DENÚNCIA: Heresia em Cambuquira/MG; A folia de Reis que faz Carnaval fora época se prepara para blasfemar mais uma vez.

O período natalino no Brasil é riquíssimo, de modo muito particular no estado de Minas Gerais onde encontramos a tradicional Festa de Santos Reis, ou simplesmente conhecida como Folia de Reis. É uma cultura cristã de origem portuguesa que teve início nos tempos da colonização. O Brasil, Terra de Santa Cruz recebeu uma identidade católica e essas tradições piedosas ajudam ainda hoje a garantir uma formação culturalmente religiosa, é um verdadeiro instrumento de evangelização.

A Folia Reis como toda forma de piedade popular católica evangeliza por meio de palavras e símbolos. Ela possui vários personagens, mas o mais destacado e conhecido depois dos três Reis Santos é o marungo, também chamado de bastião ou simplesmente palhaço. Os marungos devem caminhar junto à bandeira, com roupas coloridas e espada na mão animando o povo. Em alguns locais aparecem em dois, porque em três as pessoas confundem com os três Reis Magos, em outros não podem passar de três, algumas folias tem até 15 ou trinta marungos, porém, religiosamente falando nada se compara à folia de Reis da cidade de Cambuquira no sul de Minas Gerais onde uma companhia de Reis possui mais de 100 palhaços. A página da folia na facebook que já tem mais de 600 curtidas é repleta das fotos dos palhaços. (Veja algumas abaixo)

Folia de Cambuquira

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo
Boa tarde pessoal , todo ano acontece um sorteio de uma mascara para os marungos.
Este ano consegui 4 patrocínio https://www.facebook.com/Folia-de-Reis-de-Cambuquira-1829026760716393/ REALIZAM A VENDA DE MASCARAS 
folia.png
dia 31/12 acontecerá o sorteio de Máscara  Para participar entrem no grupo do whatsapp pelo link :                                       https://chat.whatsapp.com/EF0c9OfTDfnGH5US7cLKmC                                        ISSO É DE ASSUSTAR, AINDA FAZEM SORTEIOS DE MASCARAS

 

Um fato curioso é que os principais meios de comunicação da região desde do ano de 2015 vem denunciando essa heresia que acontece em Cambuquira/MG. Em 2016 o nosso site publicou uma matéria sobre esta determinada “Folia de Reis” VEJA AQUI  A matéria obteve mais de 400 compartilhamento nas redes sociais e no site. Temos a absoluta certeza que chegou ao departamento de cultura e a Igreja (Paróquia) São Sebastião de Cambuquira. Essa Folia não é folia de Reis, estes palhaços não são marungos e simplesmente destroem o sentido religioso e cultural da Folia de Reis.  Tais departamentos tomaram providências contra essa heresia? Pelo jeito não, pois, a informação que nos chega é que jovens já planejam com antecedência os dias de reis, pois querem sair de palhaços na referida cidade, fazendo mais uma vez um carnaval fora época.

OUVINDO O POVO

Isso não agrada grande parte da população católica do município que há anos vem reclamando da ausência de regras que muitos deles possuem. Foliões conhecedores da tradição também se sentem ofendidos quando veem os mais de cem palhaços que não seguem e nem querem seguir a tradição.

Muitos vestem qualquer fantasia, capa de chuva, uniforme do exército e se esquecem do tradicional pano de chitão ou das rendas. Saem à procura da folia como demônios, alguns bêbados, drogados, não acompanham a bandeira e muito menos sabem recitar os versos bíblicos. Pulam, cantam e transformam aquilo que deveria parecer mais uma romaria em uma verdadeira festa do dia das bruxas ou bloco de carnaval “dá uma pra mim, dá uma pra mim! O pezinho está inchado e logo vai subir ao céu.”  Utilizam máscaras de carnaval com o intuito de assustarem as crianças e mexerem com as meninas. Muitas das jovens gostam do carnaval e fazem questão de irem trajadas com roupas curtas propícias para banho de praia ou baile funk.  Tais pessoas se esqueceram completamente que Folia de Reis antes de ser uma manifestação cultural é um culto religioso, de tradição cristã católica. Não é uma simples festa, mas um momento propício para adorarmos e louvarmos a Deus na figura de um menino frágil, nascido em uma manjedoura que veio retirar todo o pecado do mundo.

Veja no vídeo abaixo o carnaval do dia 06 de Janeiro de 2017 em Cambuquira/MG

 

VAMOS ENTENDER UM POUCO O QUE DIZ A PALAVRA DE DEUS E A HISTÓRIA DAS FESTAS DE REIS COMO TAMBÉM O SENTIDO DA BANDEIRA DE REIS E O SIGNIFICADO DA EPIFANIA DO SENHOR .

No Evangelho segundo São Mateus aprendemos que é um dever de qualquer cristão alertar o irmão dos pecados cometidos, principalmente quando estes pecados podem colocar toda uma população em risco. “Se teu irmão tiver pecado contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele somente; se te ouvir, terás ganhado teu irmão. Se não te escutar, toma contigo uma ou duas pessoas, a fim de que toda a questão se resolva pela decisão de duas ou três testemunhas. Se recusa ouvi-los, dize-o à Igreja. E se recusar ouvir também a Igreja, seja ele para ti como um pagão e um publicano” (São Mateus 18, 15-17).

NATAL E SANTOS REIS

Sabemos que anualmente o tempo do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo se inicia no dia 25 de dezembro, nesta mesma data as Folias de Reis urbanas ou rurais à meia noite abrem a bandeira sagrada, mas isso depois de celebrarem a Santa Missa ou rezarem o Rosário. Na Solenidade da Santa Mãe de Deus que é celebrada no primeiro dia do ano quando também celebramos o dia mundial da paz à meia noite tem a saída da bandeira de Santos Reis.

A BANDEIRA DE SANTOS REIS

A bandeira é um verdadeiro sacramental, sinal sagrado que percorrerá as casas dos fiéis católicos com o objetivo de levar bênçãos. Por isso, em cada casa quando for recebida pelos moradores será conduzida a todos os cômodos de sua morada onde os mesmos aproveitam para fazer súplicas, preces ou rezar pelas graças alcançadas pela intercessão de Nossa Senhora, São José e Santos Reis. Em algumas casas os féis também pedem para os foliões, homens, mulheres e crianças que acompanham a bandeira com instrumentos musicais para cantarem.

Foto: Ano 2015 / Em Campanha/MG

P1020054

Eles entoam versículos bíblicos lembrando o nascimento de Cristo, mas também preces de bênçãos aos fieis que acolheram a bandeira. E assim a bandeira segue seu caminho até a “Gruta de Belém” iluminada pela Estrela Dalva por seis dias juntamente com os foliões e o povo que a acompanha lembrando a caminhada dos três Reis Magos e Santos, denominados Melchior, Baltasar e Gaspar.

A CHEGADA DE REIS

A festa de Santos Reis acontece no dia 06 de janeiro e as Companhias de Reis (ou Folia de Reis)  fazem a grande festa da chegada representando os três Reis Santos que encontram o Menino Jesus na manjedoura.

É montado na rua ou na casa do organizador da folia um presépio e diante dele a bandeira de Santos Reis é entregue. Lembremos que os Santos Reis deram três presentes ao Menino Deus, ouro representando a Riqueza que é o próprio Cristo Jesus, incenso mostrando a Divindade do Menino Deus e mirra lembrando a humanidade do Salvador.

No Brasil, anos atrás o dia 6 era feriado, a Igreja celebrava a Epifania neste mesmo dia, porém o dia 6 deixou de ser feriado no Brasil e em alguns países. Com a reforma do calendário litúrgico, em muitos países a data celebra-se no domingo entre o dia 2 e o dia 8 de janeiro (dois domingos após o Natal).

DSC05107
Foto: Ano 2015 – Catedral da Campanha/MG

O QUE É EPIFANIA DO SENHOR?

A Epifania é a manifestação de Jesus como Filho de Deus e Salvador do mundo. Desde o pecado de Adão e Eva, Deus toma a iniciativa e vem ao encontro da humanidade para se revelar como o Deus que salva. O Papa emérito Bento XVI diz que, por amor, Jesus fez-se história na nossa história.

Na vida de Jesus encontramos outras Epifanias que se destacam: A primeira foi sua manifestação aos Magos do Oriente na gruta de Belém. Também temos a Epifania no momento do Batismo, quando o Pai revela que Jesus é seu Filho amado (Mt 3,17). A Epifania no início de sua vida pública, nas bodas de Caná (Jo 2,1-11). E a Epifania na Cruz, quando o centurião romano diz: “verdadeiramente este era o Filho de Deus”(Mt 27,54).

A Liturgia da Festa da Epifania tem como tema a luz. Não há treva no mundo que resista a luz de Cristo. Os Reis Magos buscam a verdade com o coração revestido de humildade e, iluminados pelo Cristo, mudam suas atitudes, a direção de suas vidas. Nos presentes oferecidos ao Menino está o reconhecimento de quem realmente Ele é, e a missão que veio realizar entre os homens: O Ouro simboliza sua realeza; o incenso sua divindade e a mirra sua humanidade.

Os Reis Magos representam todos os povos e nações, chamados ao encontro com Deus, em Jesus Cristo. Pois Jesus não veio salvar somente um povo, um grupo religioso, mas ele nasce para salvar os homens e mulheres de todas as culturas e nações.

Resultado de imagem para reis magos

Resultado de imagem para reis magos
Assim quase ninguém pôde suspeitar que naquele Menino chamado Jesus se ocultasse Deus. Mas Deus, de sua maneira, quis manifestar a sua glória, dignidade e a divindade.

OS MARUNGOS NAS CIA DE REIS

O marungo tem a função de fazer brincadeiras e assustar o Rei Herodes para os Magos prosseguirem, mas não para por ai, devem também guardar a bandeira sagrada.   Eles têm o dever de proteger o menino Jesus dos soldados de Herodes.  Realmente é o personagem mais curioso da folia de reis, por isso, veste roupas bem diversificadas e coloridas, utiliza máscaras confeccionadas por pele de animal, isso com o intuito de distrair e divertir as pessoas que seguem a bandeira.

Os marungos também possuem regras, sendo uma delas a de respeitar a casa onde entram. Podem chegar brincando, mas sempre andando junto à bandeira. Quando encontram um presépio devem louvar, rezar diante dele ajoelhados e sem máscara, nunca mexer nas coisas da casa também é uma regra importante. Outra função do marungo é cantar, precisa saber entoar versos bíblicos, recitar as profecias, trechos que relatam a vinda do Salvador nascido em Belém. Ele precisa ter disciplina, respeito e ao mesmo tempo ser engraçado. Também é o marungo quem chega primeiro nas casas  para pedir água, comida o pouso.

UM ALERTA AO POVO, PARÓQUIA E SECRETARIA DE CULTURA DA CIDADE DE CAMBUQUIRA/MG

A referida folia de Reis cometem blasfêmias atuando desta maneira e permitindo o uso de mascarás e fantasias carnavalescas. É importante alertar a população cristã e católica de Cambuquira que recebem a Bandeira de Santos Reis com piedade em suas casas do que sobre o que é  BLASFÊMIAS.

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica: “A blasfêmia opõe-se diretamente ao segundo mandamento. Ela consiste em proferir contra Deus interior ou exteriormente – palavras de ódio, de ofensa, de desafio, em falar mal de Deus, faltar-lhe deliberadamente com o respeito ao abusar do nome de Deus. São Tiago reprova “os que blasfemam contra o nome sublime (de Jesus) que foi invocado sobre eles” (Tg 2,7). A proibição da blasfêmia se estende às palavras contra a Igreja de Cristo, os santos, as coisas sagradas. É também blasfemo recorrer ao nome de Deus para encobrir práticas criminosas, reduzir povos à servidão, torturar ou matar. O abuso do nome de Deus para cometer um crime provoca a rejeição da religião. A blasfêmia é contrária ao respeito devido a Deus e o seu santo nome. E em si um pecado grave. O segundo mandamento proíbe todo uso inconveniente do nome de Deus. A blasfêmia consiste em usar o nome de Deus, de Jesus Cristo, da Virgem Maria e dos santos de maneira injuriosa”.

O que os palhaços fazem na Folia de Reis é uma verdadeira blasfêmia, estão desrespeitando o Sagrado. Tal atitude não tem sentido religioso e muito menos cultural. Se há apoio da secretaria de cultura da cidade, só nos restas dizer que a mesma precisa saber o que é cultura de verdade.

Estamos vivendo em uma sociedade totalmente imoral, cada vez mais as pessoas têm perdido o referencial de respeito e de temor a Deus, dizendo e fazendo coisas extremamente graves, mas que acreditam estarem corretos pelo simples fato de ser prazeroso e politicamente correto.

Blasfêmia é ofender de alguma forma a Deus, seja através de pensamentos, de palavras ou de alguma atitude. A falta de respeito às coisas sagradas como é o caso da Folia de Reis é uma verdadeira blasfêmia, merecedora até de um ato de desagravo. As blasfêmias podem ser perdoadas por Deus mediante o arrependimento, por isso o  Catecismo da Igreja Católica aborda esse ensinamento: “Não há limites para a misericórdia de Deus, mas qualquer um que deliberadamente se recusa a aceitar sua misericórdia arrependendo-se rejeita o perdão de seus pecados e a salvação oferecida pelo Espírito Santo. Tal dureza de coração pode levar a impenitência final e perda eterna”.

Todo Cristão Católico, consciente da fé que professa deve orientar. Um dos maiores problemas da Igreja Católica de hoje, ao contrário do que se acredita, não se encontra nos escândalos envolvendo leigos e cleros católicos e no persistente criticismo da mídia pagã Brasileira, mas na inegável decadência do ensino adequado da fé.

O Católico que conhece a própria fé Evangeliza a todos e jamais deixa a Santa Igreja. “Não é uma questão meramente de passagem da doutrina, mas sim de um encontro pessoal e profundo com o Salvador”. Saibamos que buscar a conversão do irmão não é um ato orgulhoso de quem se acha melhor que os outros, nem pode ser feito como querendo impor algo ao próximo. Buscar a conversão do irmão é um ato espontâneo e natural de amor ao próximo feito com constância por aquele que encontrou a Pedra Preciosa e realmente ama o próximo.

POR FIM: Fica aqui mais uma vez a nossa denúncia e pedido de que esta heresia que ocorre todos anos em Cambuquira/MG, acabe de um a vez por todas. Estamos acompanhando.

Portal Terra de Santa Cruz

Curta nossa página no Facebook e conheça o nosso canal no YouTube   


Conheça no vídeo abaixo algumas canções e versos de Folias de Reis mais conhecidas pela população. 

 

SAIBA MAIS SOBRE OS SANTOS REIS E AS LIÇÕES QUE NOS DÃO

CLIQUE AQUI

 

Anúncios

1 Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s