Dom Pedro Cunha Cruz lança a CF2017 abrindo o tempo quaresmal na Diocese da Campanha

Fiéis lotaram a Catedral Diocesana de Santo Antônio em Campanha/MG na última quarta-feira 01 de março na Santa Eucaristia que marcou a abertura do tempo quaresmal e da Campanha da Fraternidade 2017 na diocese da Campanha com benção e imposição das Cinzas.

A santa missa foi celebrada por Vossa Excelência Reverendíssima Dom Pedro Cunha Cruz, bispo titular da Diocese da Campanha. Concelebrou a solene eucaristia, o Reverendíssimo Cônego Luzair Coelho de Abreu, chanceler do bispado da Campanha, pároco e Cura da Catedral de Santo Antônio e pelo Reverendo Padre Edson Pereira Oliveira, reitor do seminário propedêutico São Pio X e vigário paroquial. Esteve presente também o Senhor Diácono Wendel Rezende como toda comunidade paroquial.

Em sua homilia Dom Pedro destacou a conversão verdadeira para uma nova vida. O tempo da quaresma é quarenta dias que percorremos buscando a graça da conversão espiritual, comunitária e social. É um tempo marcado pela escuta da palavra de Deus; da reconciliação com Deus e com os irmãos. É o renovar d avida cristã. Destacou e explicou o sentido da imposição das cinzas e se alegrou em ver a quantidade de pessoas presentes na celebração como também nas outras que ocorreram no decorrer da última quarta-feira (Cinzas). Dom Pedro aproveita a ocasião para firmar um compromisso com fiéis, lançando um desafio a todos, pedindo-lhes que façam deste tempo quaresmal um bom e santo retiro espiritual e indicando o caminho para que possam bem viver este tempo; participando das celebrações dominicais, buscando a confissão e o perdão; um conhecimento e aprofundamento intenso na santa palavra de Deus através das liturgias de cada domingo da quaresma.

Destaque para Campanha da Fraternidade 2017 que se se insere exatamente neste tempo quaresmal, pois visa gerar para os fiéis e a sociedade uma conversão pessoal, comunitária e social. Neste sentido a igreja quer conscientizar a todos sobre o cuidado da criação, o cuidado com a casa comum através dos biomas brasileiros. A igreja tem consciência que a sua missão no processo de evangelização dos povos, inclui e prioriza a defesa da vida como dom e presente de Deus.

Veja a homilia completa de Dom Pedro no vídeo abaixo

Após a homilia, seguiu-se o rito de bênção e imposição das cinzas. As cinzas nos lembram de que, somos pó, do pó viemos, e pó voltará a ser, “convertei-vos e credes no evangelho” logo após seguiu-se o rito da celebração.

Ao final da santa missa, Dom Pedro leu a mensagem enviada pelo santo padre o Papa Francisco aos fiéis do Brasil por ocasião da Campanha da Fraternidade 2017, que este ano nos trás o tema: Fraternidade Biomas brasileiros e defesa da vida; e o lema: “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2, 15) por fim, com base na CF2017 o senhor Bispo faz um apelo para que defendamos o Circuito das águas presente em nossa região diocesana e o nosso solo rico em minérios abrangendo todo nosso estado de Minas Gerais.

Vejam fotos no álbum-> Facebook Terra de Santa Cruz 

Por Bruno Henrique/ Gestor do Portal Terra de Santa Cruz

Anúncios

Uma opinião sobre “Dom Pedro Cunha Cruz lança a CF2017 abrindo o tempo quaresmal na Diocese da Campanha”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s