Renovação Carismática inicia seu Jubileu de Ouro no Santuário Nacional com ENF2017

De 25 a 29 de janeiro, a Renovação Carismática Católica realizou seu Encontro Nacional de Formação (ENF) no Santuário Nacional de Aparecida. O encontro teve o grande marco do início das celebrações brasileiras do Jubileu de Ouro que comemora os 50 anos da RCC no mundo.

O evento, que recebeu mais de 9 mil participantes vindos de todos os estados do Brasil, é anual e tem como objetivo passar os direcionamentos do Movimento para o ano que se inicia. Veja como foram os momentos marcantes do ENF:

Consagração a Nossa Senhora Aparecida

Encontro RCC - rccbrasil
Foto: RCCBRASIL

Na quinta-feira (26), Dom Alberto Taveira, arcebispo de Belém (PA) e assessor eclesiástico da Renovação, presidiu a Missa no Santuário Nacional. Ao final da celebração, Katia Zavaris, presidente do Conselho Nacional da RCC do Brasil, fez uma oração de consagração do Movimento a Nossa Senhora, ressaltando também o Jubileu dos 300 anos do encontro da imagem em Aparecida.

Festa de Ouro

Encontro RCC - rccbrasil
Foto: RCCBRASIL

O Centro de Eventos ficou repleto de mais de 9 mil luzes na noite do sábado (28) durante a festa de comemoração do Jubileu de Ouro da RCC. A noite aconteceu com um show especial que teve a participação de cantores como Eugênio Jorge, Olívia Ferreira e Luiz Carvalho, recordando os grandes sucessos da música católica que marcaram as últimas décadas, desde a chegada do Movimento no Brasil.

Missa de encerramento

Encontro RCC - rccbrasil
Foto: RCCBRASIL

A missa de encerramento foi presidida no domingo (29) por Dom José Aparecido, bispo auxiliar de Brasília (DF), no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida. Dom José começou a homilia com um agradecimento a Deus, “o Espírito Santo permanece em nós! Te louvamos pelos 50 anos da RCC. Mas dai-nos a graça de não parar na nostalgia da Glória do passado”.

O bispo destacou a presença dos mais de 100 sacerdotes que participaram do evento e ressaltou a importância do trabalho dos leigos no auxílio da missão dos padres.

“Quantos irmãos vemos pregar melhor do que nós (sacerdotes)! E, muitas vezes, isso pode nos gerar inveja, mas não é necessário se preocupar, pois sempre haverá trabalho para nós. Isso, se os leigos fizerem a parte deles, porque então teremos que confessar mais pessoas e rezar missas mais vezes”, afirmou.

Também ressaltou que devemos buscar desenvolver uma evangelização corpo a corpo, um a um. Devemos sair da nossa segurança, evangelizar aqueles que não são católicos e não devemos ir para dizer que somos senhores da verdade e sim para levar Jesus. “O Papa Francisco diz que gostaria de ter uma Igreja pobre para os pobres, não desprezando os meios de evangelização, mas para que não confiemos em nossas próprias forças”, explicou.

Ainda falando do Papa Francisco, Dom José deixou um conselho de sempre carregar a palavra de Deus. Muitas vezes, investimos tempo lendo e relendo mensagens nas redes sociais que são vazias. Porque não ler aquilo que foi escrito com amor pelos dedos de Deus? E fez um apelo a RCC, “aprofundem na teologia, saibamos dar razão da nossa fé. Não para ficar fazendo apologéticas, não que não sejam úteis e necessárias, mas principalmente para evangelizar”.

Falando mais diretamente para a Renovação lembrou que devemos ser missionários, estar nas ruas, praças, estar onde as pessoas estão. “A RCC já entrou na identidade da Igreja do Brasil, mas que lindo seria se as pessoas citassem as palavras bíblicas, mesmo não sabendo de onde vem. Isso é carregar a maior herança que é a fé”, disse o bispo.

Dom José Aparecido finalizou com uma bênção dedicada à celebração do Jubileu de Ouro do Movimento.

No fim da celebração, Katia, coordenadora nacional da RCC agradeceu a todos que de alguma maneira colaboraram com o ENF, desde os membros do Conselho Nacional até os colaborados e voluntários. E para finalizar a celebração Dom José concedeu a bênção jubilar aos participantes do evento.

Por Portal Terra de Santa Cruz – A serviço da evangelização 

Referência/ rcccampanha.com.br – portal a12.com

Anúncios

1 Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s