Heresia no Sul de Minas: Folia de Reis cultura Católica se transforma em carnaval fora de época.

A Igreja no Brasil ao celebrar o tempo do Natal se enriquece ainda mais com a tradicional Festa de Santos Reis, ou simplesmente conhecida como Folia de Reis. É uma cultura cristã de origem portuguesa trazida para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira e que ainda hoje mantém-se viva com o dever de ser cada vez mais um instrumento de evangelização. Anualmente essa festa se inicia no no dia 25 de dezembro quando à meia noite se abre a bandeira de Santos Reis celebrando a Santa Missa ou rezando o rosário.

No primeiro dia de janeiro quando celebramos a Solenidade da Santa Mãe de Deus e o dia mundial da paz também à meia noite tem a saída da bandeira que passa de casa em casa sendo recebida pelos moradores que a levam em todos os cômodos de sua morada como forma de preces ou por graças alcançadas. E assim a bandeira segue a estrela Dalva por 6 dias juntamente com os foliões e todo o povo que a acompanha lembrando a caminhada dos  três “Reis Magos”, denominados Melchior, Baltasar e Gaspar. No dia 6 de janeiro quando celebramos solenidade da Epifania do Senhor, ou seja, sua manifestação para o mundo é celebrado também o dia de Santos Reis e as Companhias de Reis fazem a grande festa da chegada representando os três Reis Santos que encontram o Menino Jesus na manjedoura, ali oferecem ouro representando a Riqueza que é Jesus, incenso mostrando a Divindade do Menino Deus e mirra lembrando a humanidade do Salvador.

A Folia Reis de evangeliza por meio de palavras e símbolos,  possui vários personagens, dentre eles o mais destacado e conhecido depois dos três Reis Santos é o marungo, também chamado de batião ou simplesmente palhaço. Os marungos devem caminhar junto à bandeira, com roupas coloridas e espada na mão animando o povo. Em alguns locais aparecem em dois, porque em três as pessoas confundem com os três Reis Magos, em outros não podem passar de três, algumas folias tem até 15 ou trinta marungos, porém, religiosamente falando nada se compara à folia de Reis da cidade de Cambuquira no sul do Estado de Minas Gerais onde uma companhia de Reis possui mais de 100 palhaços.

O marungo têm a função de fazer brincadeiras e assustar o Rei Herodes para os Reis Magos passarem, mas não para por ai, devem também guardar a bandeira.   Eles tem o dever de proteger o menino Jesus dos soldados de Herodes, realmente é o personagem mais curioso da folia de reis, por isso, veste roupas bem diversificadas e coloridas, usam mascaras confeccionadas por pele de animal para distrair e divertir as pessoas que seguem a bandeira e a recebem em suas casas. Os marungos possuem regras a obedecer e uma delas é respeitar a casa onde entram. Podem chegar brincando, andar junto da bandeira, louvar o presépio sem máscara, mas nunca mexer nas coisas da casa. Outro aspecto importante é cantar, não importa para quem e independente de receber oferta ou não. Devem recitar as profecias, ou seja, trechos bíblicos que relatam a vinda do Salvador nascido em Belém. Ele precisa ser disciplinado, respeitoso e engraçado,  é o marungo quem chega primeiro nas casas  para pedir a comida e o pouso.

Em Cambuquira/MG antigos foliões conhecedores da tradição se sentem ofendidos quando veem os mais de cem palhaços que não seguem e não querem seguir a tradição, muitos deles começando pelas roupas. Vestem qualquer fantasia se esquecendo do tradicional pano de chitão ou das rendas.

Saem à procura da folia como demônios, alguns bêbados e drogados, não acompanham a bandeira e tão pouco sabem recitar os versos bíblicos. Porém, pulam e cantam transformando a  jaca, música entoada nas ruas em uma verdadeira marchinha de carnaval “dá uma pra mim, dá uma pra mim! O pezinho está inchado e logo vai subir pro céu.”  Utilizam máscaras de carnaval que servem para assustar as crianças e mexer com as meninas, das quais muitas fazem questão de irem trajadas com shorts curtos propícios para banho de praia.

Tais pessoas se esqueceram completamente que Folia de Reis antes de ser uma manifestação cultural é um culto religioso cristão e católico.

Não é uma simples festa, mas um momento propício para adorarmos e louvarmos a Deus na figura de um menino frágil, nascido em uma manjedoura que veio retirar todo o pecado do mundo.

VEJAM FOTOS DAS HERESIAS. É OU NÃO É UM CARNAVAL

O PORTAL TERRA DE SANTA CRUZ PERGUNTA – SABEM RECITAR VERSOS? SERÁ QUE SABEM O QUE É FOLIA DE REIS E QUEM FORAM OS TRÊS REIS MAGOS?

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

Nenhum texto alternativo automático disponível.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé

Fonte: Kerigma Católica NewsKerigma Católica News

COM TOTAL APOIO DO PORTAL TERRA DE SANTA CRUZ 

SEMPRE A SERVIÇO DA EVANGELIZAÇÃO !!

Anúncios

2 opiniões sobre “Heresia no Sul de Minas: Folia de Reis cultura Católica se transforma em carnaval fora de época.”

  1. Estes mascarados de Cambuquira MG não representam o espírito das Folias de Reis do Brasil. Não pela quantidade de Marungos mas pela total falta de respeito a uma das mais importantes tradições culturais devocionais do Brasil que são as Folias de Reis! Os mais antigos precisam transmitir a tradição aos mais novos. Ou haverão essas distorções bizarras da Cultura Brasileira. Os mestres das Folias de Reis precisam chamar essas pessoas para uma boa conversa e ensinar de maneira amorosa o sentido da verdadeira Caminhada dos Réus em direção ao menino Jesus e a Sagrada Família! Devem escrever artigos para os jornais, devem falar sobre isso é enfrentar o problema até encontrarem uma solução de bom senso. Mas infelizmente o que está acontecendo lá é lamentável. Total falta de consciência e respeito a história e a memória da Cultura brasileira! Jacqueline Baumgratz – integrante da Folia de Reis de São José – cidade de São José dos Campos/SP

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s