INAUGURADO O MEMORIAL DO SERVO DE DEUS DOM OTHON MOTTA, O BISPO QUE SE FEZ CAMPANHENSE COM OS CAMPANHENSES

Por Thiago Augusto da Silva 

“Ao encostar seu Cajado, é justo que se ressaltassem os indiscutíveis méritos de Dom Othon Motta. […] Humilde, desprendido, muito culto e inteligente e, mais do que isso, muito virtuoso.”

Com essas palavras de 1º de janeiro de 1977, o Comendador Milton Xavier de Carvalho homenageava o bondoso bispo da Diocese da Campanha no Jornal Voz Diocesana, que tornara-se emérito por motivo de saúde.

O terceiro Bispo Diocesano da Campanha de 1960 a 1985, nasceu da cidade de Santa Cruz, no Rio de Janeiro a 12 de maio de 1913. Ordenado sacerdote em 12 de janeiro de 1936, sagrado Bispo em 24 de maio de 1953, chegou à cidade da Campanha em 15 de setembro de 1959 para ser Bispo Coadjutor de Dom Frei Inocêncio Engelke OFM (1935- 1960), com direito a sucessão.

Falecido em 04 de janeiro de 1985, o Servo de Deus Dom Othon Motta sempre foi lembrado por todos aqueles que o conheceram. Em junho deste ano o vaticano deu início ao processo de beatificação. Sua vida fora marcada “Nos vínculos da Caridade”, conforme seu lema episcopal, foi de suma importância para apascentar e governar nossa Diocese num período de mudanças profundas na Igreja e no mundo.

Hoje, 15 de setembro de 2016, quase sessenta anos depois de sua chegada à nossa Diocese, foi solenemente inaugurado por Vossa Excelência Reverendíssimo Dom Pedro Cunha Cruz, sétimo Bispo Diocesano, o Memorial Dom Othon Motta.

Fruto do trabalho dos Reverendíssimos Padres Marco Antônio Iabrud Filho e Bruno César Dias Graciano, os quais contaram com a ajuda de pessoas devotadas da cidade da Campanha, que colaboraram com objetos, fotos, suas memórias.

Quantas histórias foram recordadas por Monsenhor Luis Vieira Arantes, de oitenta e dois anos! Sacerdotes, seminaristas e leigos mais jovens, ficaram maravilhados pelos testemunhos de Monsenhor Arantes.

Quantas pessoas se reconheceram ou reconheceram pessoas queridas que já partiram, nas dezenas de fotos que fazem parte do acervo do Memorial! Quem não se emocionou ao ver o quarto simples, a Imagem de Nossa Senhora da Conceição e as vestes litúrgicas desse querido Bispo que se fez campanhense com os campanhenses?

“Um Santo não morre. No Céu, Dom Othon, que reza por sua saudosa Diocese, ora também por mim…”, escreveu por ocasião do centenário de nascimento de Dom Othon, o Bispo emérito de Taubaté Dom Antônio Afonso de Miranda SDN, que fora Aministrador Apostólico de 1977 – 1981.

Que o Servo de Deus Dom Othon Motta continue rogando a Deus pela Diocese da Campanha, que lhe faz memória, que lhe quer tão bem, que lhe chamará sempre de Bom Pastor.

Escrito por Thiago Augusto da Silva. (Colaborador do Portal Terra de Santa Cruz)

Referências Bibliográficas:

– CARVALHO, Milton Xavier de, Vidas e Acontecimentos. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1982

– Site: http://diocesedetaubate.org.br/dom-othon-motta-cem-anos/.

– Site: http://www.diocesedacampanha.org.br/portal/index.php/diocese/antigos-bispos-e-administradores/30-conteudo-estatico-portal/antigos-bispos-e-administradores/85-dom-othon-motta-3-bispo-diocesano-1960-a-1985.

– Site: http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2016/07/vaticano-abre-processo-de-beatificacao-de-dom-othon-motta.html.

CARVALHO, Milton Xavier de, Vidas e Acontecimentos. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1982.

Fonte: http://diocesedetaubate.org.br/dom-othon-motta-cem-anos/

Fotos: Portal Terra de Santa Cruz 

VEJAM MAIS FOTOS AQUI 

FUNCIONAMENTO DO MEMORIAL 

DSC01226.JPG

Bruno Henrique Santos ,Gestor do Portal Terra de Santa Cruz – A Serviço da Evangelização 

Anúncios

Uma opinião sobre “INAUGURADO O MEMORIAL DO SERVO DE DEUS DOM OTHON MOTTA, O BISPO QUE SE FEZ CAMPANHENSE COM OS CAMPANHENSES”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s