Exaltação da Santa Cruz – Bendita seja Cruz, o amor por ela se revelou

Símbolo revelador da vitória de Jesus sobre o pecado, a morte e o demônio; também na Cruz encontramos o maior sinal do amor de Deus

Temos a Santa Cruz como símbolo maior de nosso portal que, leva o nome também de Santa Cruz, a cruz é o caminho que leva ao Pai. Nós somos a Igreja da cruz, por isso a exaltamos.  Não existe mais barreira entre nós, por ela o véu do templo rasgou-se e amor por ela se revelou.

A festa de hoje pode parecer contraditória, principalmente aos olhos dos críticos da Igreja e do Cristão.  Como podemos “exaltar” o instrumento da morte de um inocente? O Apóstolo Paulo, no início da era cristã já dizia que a cruz é uma loucura para os pagãos, mas para nós é o sinal da vitória. Jesus venceu a cruz. Por isso ela se tornou bandeira de salvação. Agora é ponte. Era cruz… agora é luz.

No unimos com a igreja do mundo todo para exaltar a Santa Cruz, que é fonte de santidade e símbolo revelador da vitória de Jesus sobre o pecado, a morte e o demônio; também na Cruz encontramos o maior sinal do amor de Deus, por isso : “Nós, porém, pregamos um Messias crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os pagãos ” (I Cor 1,23).

Esta solenidade está ligada à dedicação de duas importantes basílicas construídas em Jerusalém por ordem de Constantino, filho de Santa Helena. Uma, construída sobre o Monte do Gólgota e outra, no lugar em que Cristo Jesus foi sepultado e ressuscitado pelo poder de Deus. A dedicação destas duas basílicas remonta ao ano 335, quando a Santa Cruz foi exaltada ou apresentada aos fiéis. Encontrada por Santa Helena, foi roubada pelos persas e resgatada pelo imperador Heráclio.

Graças a Deus a Cruz está guardada na tradição e no coração de cada verdadeiro cristão, a cruz está presente em nossas vidas no momento em que decidimos seguir Jesus.

O evangelho de Marcos 8, 27-35 nos apresenta o diálogo de Jesus com Pedro sobre quem era Jesus para ele e para os outros e o que fazer para segui-lo. Neste diálogo, Jesus nos deixa claro e é direto quando diz “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la”. Sabemos por tanto que se quisermos segui-lo temos que tomar a cruz, carrega-la e suportar o fardo como Jesus suportou até o fim tornando-a o maior símbolo da fé cristã e a nossa salvação.

Humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz” (Fl 2, 8).  Não podemos esquecer que a cruz pela cruz não salva ninguém, a cruz por tempos, foi um símbolo de castigo cruel e desumano imposto pelo império romano naquela época ainda antes e depois de Cristo esse modelo de castigo perpetuou por longos anos a frente era pena de morte para os piores criminosos. Engraçado dizer isso ” piores criminosos”, ficamos a perguntar que crime Jesus cometeu o que de ruim ele fez para merecer tamanho castigo?  Ele não fez nada, nós seres humanos fizemos e muito, por nossos pecados Jesus morreu, pela inveja do ser humano, por defender os humildes, por obedecer até o fim o seu Pai . Mas o Pai quis Seu filho morto numa cruz? Não! O Pai quis que Seu Filho assumisse plenamente a nossa humanidade e fosse capaz de nos redimir por ela.  

O Cristo transformou o que há de mais negativo, ruim, miserável  na humanidade toda, na mais pura benção que podemos ganhar do céu. Jesus pregado e morto na cruz por nossos pecados é a prova maior do tamanho do amor de Deus por nós e que ele chega ao extremo para salvar e proteger a humanidade .

Por fim a Igreja nos convida a rezarmos no dia de hoje está oração: “Do Rei avança o estandarte, fulge o mistério da Cruz, onde por nós suspenso o autor da vida, Jesus. Do lado morto de Cristo, ao golpe que lhe vibravam, para lavar meu pecado o sangue e a água jorravam. Árvore esplêndida bela de rubra púrpura ornada dos santos membros tocar digna só tu foste achada”. “Viva Jesus! Viva a Santa Cruz!”

“Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que nEle crerem tenham a vida eterna” (Jo 3,14-15)

Oração da Exaltação da Cruz de Cristo 

Salva, Senhor, teu povo e abençoa a tua herança;
concede à Tua Igreja vitória sobre os inimigos
e protege, pela tua Cruz, este povo que é teu.

Cristo Deus, que voluntariamente foste levantado na Cruz,
tem compaixão do teu povo que traz o teu nome.
Alegra, pelo teu poder, os nossos fiéis governantes,
dando-lhes a vitória sobre os inimigos:
encontrem na tua aliança
uma arma de paz, um troféu invencível.”

A Cruz exaltada convida toda a criação
a cantar hinos à paixão imaculada
daquele que sobre ela foi erguido:
sobre a Cruz ele levou à morte
quem nos tinha dado a morte,
ressuscitou os mortos
e, tendo-os purificado,
em sua compaixão e infinita bondade
os fez dignos de viver nos céus;
alegremo-nos, pois, exaltemos seu nome
e magnifiquemos a sua extrema condescendência.

Erguendo os braços para o alto
e pondo em fuga o tirano Amalek,
Moisés te prefigurou, ó Cruz veneranda,
glória dos fiéis, sustentáculo dos mártires,
ornamento dos apóstolos, defesa dos justos,
salvação de todos os santos.
Por isso à vista da tua exaltação,
a criação se alegra e exulta glorificando a Cristo,

cuja extrema bondade reuniu, por teu meio,
o que estava disperso.


Escrito por:  Bruno Henrique – Gestor do Portal Terra de Santa Cruz

Referência:  Livro Orações da Santa Cruz,  Revista Deus Conosco, Blog Canção Nova.

Portal Terra de Santa Cruz – A serviço da Evangelização

Anúncios

Uma consideração sobre “Exaltação da Santa Cruz – Bendita seja Cruz, o amor por ela se revelou”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s