Amar consiste na descoberta do que o outro tem de bom e ruim.

Caros(as) amigos(as),

Vamos falar do amor de Deus por nós!

Deus nos ama sabendo de nossa natureza pecadora e miserável, Deus sempre nos chama para perto d’Ele.

Podemos encontrar esse amor em nossos irmãos e irmãs que convivem dia a dia conosco. Fala-se tanto em amor, mas conhecemos o amor ao próximo quando da necessidade de dizer EU TE PERDOO. Amor é perdão.

Amar é olhar nos olhos do outro e saber que, mesmo fazendo o errado, demonstrando suas fraquezas e defeitos, ainda somos capazes de dizer EU TE AMO. Amar consiste na descoberta do que o outro tem de bom e ruim.

Por isso acredito no amor de Jesus.

Lendo as parábolas do Evangelho podemos constatar as diversas pessoas que Jesus encontrou por onde passou. Pessoas em situações de vergonha, excluídas da sociedade daquele tempo, sujas, pecadoras e indignas de qualquer honra. Por isso, Jesus escolheu os piores da sociedade para caminhar com Ele. Os doze apóstolos são exemplos dessa escolha, eram pessoas comuns; dentre os escolhidos estava um ladrão, porque Ele sabia que quando aquele ladrão começasse a conviver com Ele, o roubado seria o próprio ladrão, pois Jesus lhe roubara o coração apenas com o olhar do amor, do acolhimento e do perdão.

Quando Jesus chega até nós Ele rouba o nosso coração, e não nos resta mais nada a não ser olhar e dizer: “Senhor, embora sendo fraco, eu não consigo viver distante da tua proposta, longe do seu olhar”.

Amar é isso, descobrir nas pessoas que o olhar do outro nos tornam melhores do que somos. Amar é descobrir que, quando alguém entra em nossa vida, nos torna melhor do que quando estamos só.  Esse é o verdadeiro amor, é acreditar que se o outro não está por perto, somos apenas uma metade; não é uma dependência, e sim uma complementação; quando o outro está do nosso lado, nos sentimos mais fortes e ainda que não tenhamos forças para caminhar, o outro nos ajuda a seguir.

É nesse Deus que eu confio, o Deus que foi pregado na cruz, que é para nós, o braço que nos falta, a perna que nem sempre temos para andar, a coragem que não está em nosso coração. Ele vem ao nosso encontro e se hoje fossemos os mesmos que naquele tempo o pregaram na cruz, Ele ainda olharia para nós com amor, nos encontraria no meio da multidão e certamente diria que Ele sempre espera por nós!  E espera pelo nosso sim!

Deus é amor e espera que abramos nosso coração para Ele. O apóstolo João vai dizer em sua Primeira Carta: “Acima de tudo, ele enviou seu Filho mais querido como resgatador para nos livrar do pecado e da morte” (Jo 3,16). Quão grande é o amor Deus por nós!

            “O amor de Deus” — fico a me perguntar o que João tinha em mente quando escreveu essas palavras… “Deus é amor, o amor vem de Deus, Ele nos amou primeiro, quem permanece no amor, permanece em Deus, e Deus permanece nele”.  Essa expressão se refere ao amor de Deus por nós, mas também ao nosso amor por Ele. Que possamos entender que embora tenhamos nascidos pecadores, por meio de seu filho Jesus, Ele nos abriu o caminho para que pudéssemos ganhar a perfeição que Adão e Eva perderam e assim alcançarmos a vida eterna, como está escrito em Mt 20,28: “Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos”. Por amor a nós, o sacrifício aconteceu para que fossemos resgatados. Deus deu seu Filho muito amado para morrer numa cruz, tudo exclusivamente por amor a nós.

Isso toca nosso coração! O amor não é um sentimento simples; envolve mais que meras palavras. O verdadeiro amor a Deus vai além de apenas dizer “eu amo a Deus”.

Quando o amor do Pai se torna forte em nosso coração, nos sentimos motivados a viver de modo que agrada o seu coração. Temos sede d’Ele, desejamos sua presença no meio de nós, queremos ser cada vez mais íntimos do Senhor, queremos adorá-lo e render graças por tamanho amor a nós. Esse privilégio de sentir Deus, recebê-lo e adorá-lo em nosso coração, e principalmente ficar em sua presença, experimentamos através da Santa Eucaristia.

Como é lindo o nosso Deus, como é grande seu amor para conosco, Ele se fez pequeno para habitar em nós e faz do nosso coração a sua nova Jerusalém… Tornou-se para nós o alimento único que nos sustenta e dá forças.

Deus vai dizer em Pv 8,17: “Amo os que me amam, e quem me procura me encontra”. Queira, deseje, anseie encontrar-se com Deus, tenha a plena convicção de que Ele vos ama e se vos ama te quer sempre por perto.

Enfim, o amor de Deus é perfeito, mas de nada adiantará dizermos que amamos se não perdoamos nossos irmãos e irmãs, se não os amamos, pois quem ama, conhece a Deus, como está escrito em Jo 4,19-20: “Nós amamos a ele porque ele nos amou primeiro. Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão”. O mais belo da vida é isso, saber que Deus nos ama e está ao nosso lado e que habita no irmão, na irmã que está do nosso lado como verdadeira imagem e semelhança d’Ele.

Que a possamos conhecer e provar da fonte do amor que emana do coração de Jesus, que é misericórdia. Dêem graças ao Senhor, porque ele é bom, é fiel, é amigo, é compassivo e é eterno em nosso meio.

Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 8,38-39)

Deus abençoe a todos !

Escrito por Bruno Henrique /Gestor do Portal Terra de Santa Cruz

Referências: Sagrada Escritura (tradução da CNBB)

Anúncios

Uma consideração sobre “Amar consiste na descoberta do que o outro tem de bom e ruim.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s