“O papa emérito pensa na morte e se prepara para o encontro com Deus”

Monsenhor Georg Gaenswein fala do cotidiano de Bento XVI, que acaba de completar 88 anos.

“O papa emérito Bento XVI pensa na morte e se prepara para ela”. Afinal, é claro que um homem de 88 anos “pensa sobre isto”, declarou monsenhor Georg Gaenswein, prefeito da Casa Pontifícia e secretário particular do papa emérito, ao programa italiano de televisão A estrada dos milagres, da Rete 4.

“Conversamos sobre isso várias vezes, o papa e eu, embora ele seja muito discreto e reservado. É uma postura cristã… Porque preparar-se para a morte significa preparar-se para o encontro com Deus, que é um encontro decisivo”.

bentoxvi_d

LIVROS
Em entrevista ao jornal La Repubblica (16 de abril), monsenhor Georg falou também do cotidiano sereno de Bento XVI, que continua sendo um leitor fervoroso. “Ele gosta muito de teologia, mas também de biografias. Lê sobre temas relacionados à fé e à razão, mas também Balthasar em conexão com Rahner, De Lubac, enfim, os teólogos que conheceu na época do Concílio. Dos livros de história também ele gosta. Ele tem no mosteiro a grande biblioteca que mantinha antes no apartamento da Cidade Leonina e, depois, no palácio apostólico. Os livros estão todos na mesma posição”.

BENTO XVI NO DIA A DIA
A jornada do papa emérito começa às 7h45 com a missa na capela. “Normalmente eu concelebro”, diz o secretário. “Quando não posso, convido algum sacerdote amigo. Sempre estão presentes as Memores que moram no mosteiro e nos ajudam nos trabalhos de casa, como já faziam no palácio apostólico. A missa, assim como a oração que ele faz logo em seguida, é rezada lentamente, sem pressa”.

CAFÉ DA MANHÃ E CORRESPONDÊNCIA
O papa emérito Bento XVI é “muito ordenado e metódico”. Após rezar o breviário, ele toma o café da manhã e depois se dedica à correspondência privada, “que aumentou nos últimos tempos”. Três ou quatro vezes por semana, no final da manhã, ele recebe visitas.

ALMOÇO, DESCANSO E CAMINHADA
O almoço é às 13h30, conta o secretário particular, “e depois ele passeia um pouco pelo pequeno terraço do mosteiro”. Em seguida descansa e, por volta das 16h15, quando o tempo está bom, ele faz um passeio pelos jardins rezando o terço. Do mosteiro ele vai até a gruta de Lourdes, segue até a Torre de São João e retorna.

JANTAL, TELEJORNAL E ORAÇÃO
“Já lhe custa um pouco caminhar, porque, como ele mesmo diz, as pernas não são mais as mesmas. Ele costuma usar um andador, em vez de um bastão, porque se sente mais seguro e mais estável”. Depois da caminhada, ele volta a estudar e a ler. Às 19h30 é servido o jantar, depois do qual ele assinte ao telejornal Tg1, da RAI. Em seguida, Bento XVI se retira para a capela e reza as completas.

Escrito por GELSOMINO DEL GUERCIO – Vaticano/Aleteia 

Adaptação: Portal Terra de Santa Cruz – Boa Nova Web Radio – A serviço da evangelização

Anúncios

Uma opinião sobre ““O papa emérito pensa na morte e se prepara para o encontro com Deus””

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s