Pentecostes Diocesano 2016 : Mais de 15 mil pessoas vivenciaram a efusão do Espírito Santo em Três Corações/MG

No último Domingo 05 de Junho, a Diocese da Campanha/MG celebrou seu  tradicional Pentecostes Diocesano.

DSC09045.JPG

Organizado pelo movimento Renovação Carismática Católica, o evento conta com aproximadamente 400 pessoas envolvidas na preparação de tudo que vai acontecer, é  antes, durante e depois do evento, uma junção de pessoas com um único objetivo, servir a Santa Igreja de Cristo.

Realizado com uma estrutura imensa, o pentecostes diocesano  é o 1º maior evento Católico da Diocese da Campanha e o 2º maior do Sul de Minas Gerais.  Á alguns anos atrás este evento era realizado na Cidade de Campanha/MG porém, foi tomando uma proporção muito grande que, transferiram para a cidade de Três Corações precisamente no ginásio Pelezão (antigo vilelão). Os anos se passaram e o ginásio ficou pequeno para receber tantas pessoas que chegavam a ficar do lado de fora por falta de lugares e espaço dentro do ginásio, a poucos anos o evento vem sendo realizado ao ar livre no parque Dondinho que fica ao lado do Ginásio Pelezão . Tudo muito bem organizado desde as cadeiras, tendas, barracas, palco, som e iluminação até os locais de alimentação, primeiros socorros, postos de arrecadação de alimentos, seguranças, limpeza e alvarás assim como toda documentação exigida pela prefeitura e corpo de bombeiros de Três Corações.

Os portões do parque foram abertos as 07h da manhã recebendo caravanas de várias cidades da diocese da Campanha como também de outros estados e dioceses. Ao adentrar este solo eucarístico, todos foram acolhidos com muita alegria, alegria essa que vem do Senhor,  alegria de sermos Igreja e caminharmos em unidade,  servindo  a um único Deus que nos manda seu Espírito para que sejamos revigorados pela graça do teu amor e misericórdia.

As 08h da manhã no palco principal o Ministério de Música já animava o pessoal que ali se faziam presentes e ansiosos por tudo que aconteceria neste dia. Após o momento de animação e descontração, tivemos a entrada do símbolo maior da Renovação Carismática Católica, a Imagem do Espírito Santo conduzida pelo Assessor e Orientador da RCC,  Pe. José Honório Arantes Ramos, pelo  Coordenador Diocesano da RCC, Mauro Santos (Maurinho) e pela Coordenadora do Pentecostes Diocesano 2016, Marisa Arbex que abriram oficialmente o evento.

O momento mariano ocorreu logo após as apresentações e abertura oficial do evento, a Imagem de Nossa Senhora do Carmo  Rainha e Padroeira da Diocese da Campanha/MG foi entronizada com todas honras que a Virgem Maria Mãe de Deus merece. Fiéis voltaram seus olhares para Maria, rezaram  e se emocionaram pois a festa do Espírito Santo de Deus não poderia faltar a sua esposa, não existe pentecostes de sem Maria, ela é nossa mãe intercessora, dispensadora de todas as graças. Foi um momento lindo que marcou muitos corações que, sentiram o acalento da Virgem Mãe de Deus presente no meio de nós!

O Pregador do evento foi o Sr Luisinho da RCC de São Paulo/SP que nos trouce uma maneira diferente de olharmos e sentirmos Deus,  levou a todos a percepção do amor de Deus, um Deus que ama e nos acolhe, um Deus que prefere os injustos, os pecadores os leprosos, um Deus misericordioso que nos dá o perdão de nossas falhas e nos faz sermos pessoas melhores na vida e na sociedade.  Luisinho desenvolveu sua palestra com muita descontração e conseguiu prender a atenção de todos, foi lindo ver aquele silêncio no parque Dondinho e todos ouvindo o que Deus falava pela boca daquele homem. Sim, Deus usa de seus filhos para falar e vir até nós.

Após a palestra, todos se voltaram para o momento maior do evento, a adoração ao Santíssimo Sacramento.

DSC09106

Conduzida pelo Pe. Carlos Henrique, reitor do Seminário Filosófico Nossa Senhora das Dores, situado em Campanha/MG e pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Cordislândia/MG juntamente com todos os seminaristas da Diocese da Campanha.

Foi um momento de muitas graças, era notório a emoção do sacerdote e de todos que presenciavam aquele momento de libertação  onde, Jesus eucarístico passeava no meio de nós. A adoração é um dos principais momentos do Pentecostes Diocesano, é o momento em que todos se entregam a graça do Senhor, estando inteiramente envolvidos intimamente com Jesus presente na santa eucaristia,  não há como deixar de se entregar, de se envolver diante de tão belo mistério, diante daquele que cura, salva e liberta, o mesmo Jesus de ontem, de hoje e de sempre. Como o próprio Cristo se revela a nós sendo ele a fonte de toda misericórdia, de toda obra de graça e conversão, é nesta fonte que somos chamados a mergulhar profundamente e proclamar que livres somos e que o nosso desejo se torne apenas um, servir ao reino daquele que é Amor e Misericórdia.

Após a bênção do Santíssimo, todos tiveram um intervalo para almoço e confraternização entre amigos, conhecidos, momento de partilha e descanso.

No período da tarde o pregador do evento Luizinho da cidade de São Paulo/SP, partilhou um pouco da sua experiência com Deus, de como foi seu processo de conversão e como tornou-se um bom Pai de família e um esposo dedicado seguindo o exemplo de São José patrono da Sagrada Família.

Com a oração da efusão do Espírito Santo, todos se envolveram mais uma vez, recebendo a força que vem do alto, os dons e carismas que através de seu Santo Espírito, Deus concede a nós!

Às 16h, deu-se início a Santa Missa que coroa o evento, presidida pelo nosso Bispo Diocesano da Campanha, Dom Pedro Cunha Cruz,  concelebrada pelo Padre José Honório Arantes Ramos e por outros sacerdotes de nossa diocese que estiveram presentes na celebração.

Em sua homilia Dom Pedro destaca que a presença de todos no pentecostes diocesano é exatamente para expressar o que o espírito santo representa para nós  enquanto  igreja, sendo ele o dispensador de todos os dons e carisma. “O Espírito de Deus  que age em nós, ele que nos impulsiona para missão e nos revigora de modo particular. Ele, também  é chamado de o Espíritos que dá o sopro de vida e nos renova a cada dia.  A pessoa de Jesus cristo é o que mantém e sustenta a igreja enquanto permanece no mundo pela ação do seu Espírito , ele é o autor e a fonte da vida”. Explicou Dom Pedro

Ao final da Santa Missa, os Jovens da RCC realizaram o momento de Ação de graças com um teatro belíssimo, mostrando a todos que o caminho é Jesus, que não vale a pena se prender na vida errada e nem se enganar com os prazeres deste mundo em que vivemos, a graça maior encontramos naquele que venceu a vida por amor a nós e hoje vive e reina no meio de nós.

Antes da Bênção final, Dom Pedro recebeu homenagem de todos participantes do evento que rezaram pelo seu pastoreio em nossa centenária Diocese da Campanha. Dom Pedro fez um pedido a todos para participem dos próximos eventos diocesano como as Peregrinações no Santuário da Beata Nhá Chica em Baependi/MG , em Três Pontas/MG no Beato Pe. Victor, a Romaria Diocesana em Aparecida e o DNJ2016 (Dia Nacional da Juventude).

Sendo assim, encerrou-se mais um pentecostes diocesano, com a certeza de que Deus fez grandes obras na vida de todos que ali se reuniram para rezar e fazer um proposito de mudança de vida e serviço em prol do reino de Deus .

Que o Espírito Santo nos ilumine e nos impulsione cada vez mais a vivenciar a cultura de pentecostes em nossas vida, pentecostes se faz hoje, é agora, a hora é essa, com auxilio da Virgem do Carmo Padroeira de nossa Diocese da Campanha, caminhemos rumo a glória do Pai que é amor e misericórdia.

Escrito por Bruno Henrique Santos/ Gestor do Portal Terra de Santa Cruz/Membro do Ministério de Comunicação Diocesano da Renovação Carismática Católica – Diocese da Campanha/MG – Contato: portalterradesantacruz@gmail.com / Facebook Portal  

Assistam os Making ofs do evento, o maior de nosso Diocese da Campanha/MG

Portal Terra de Santa Cruz – A Serviço da Evangelização

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s