Falece Monsenhor Domingos Prado da Fonseca um exemplo de Sacerdote a ser seguido e lembrado com amor e saudade!

DOMINGOS P FONSECA

Aos 95 anos de uma vida bem vivida, faleceu hoje o nosso querido e amado Monsenhor Domingos Prado da Fonseca. Nasceu em Varginha aos 16 de agosto de 1920, filho de Ana do Prado Fonseca (Dona Nicota) e Benedito Romualdo Fonseca. Teve sua formação acadêmica no Colégio Afonso Pena, Colégio Marista, Seminário Nossa Senhora das Dores (Campanha), Seminário Maior São José (Mariana).

Foi admitido às ordens sacras no dia 06 de dezembro de 1941, ordenado Diácono em 18 de dezembro de 1943 e ordenado presbíteros no dia 3 de dezembro de 1944, na Matriz do Espírito Santo, em Varginha, por S. Excia. Revma. Dom Inocêncio Engelke, ofm, Bispo da Campanha. Foi Reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores por 40 anos, Vigário Paroquial em Campanha por muitos anos. Expandindo os instrumentos intelectuais de que era portador, entregou-se também ao magistério e o exerceu com raro brilho de sua parte e grande proveito por parte dos alunos em várias disciplinas tanto no Seminário Diocesano como também na Faculdade de Filosofia de Varginha, onde abrilhantava o corpo docente.

Entre as dignidades eclesiásticas, foi agraciado com o título de Monsenhor, Prelado Doméstico de Sua Santidade. Em 03 de dezembro de 1994 celebrou o seu jubileu áureo sacerdotal e já se encaminhava para os 72 anos de sacerdócio. Suplicamos ao Senhor Deus que acolha no céu o nosso Monsenhor Domingos, formador de gerações de sacerdotes, bom pastor zeloso pela Liturgia, homem da cultura, da literatura, das artes e orador renomado que muito honrou e dignificou a Diocese da Campanha com a sua vida! (Por Pe. Daniel Menezes- Paróquia Nossa Senhora do Carmo

O Jornal O Sul-Mineiro de 5 de dezembro de 1944 elogiava a primeira cerimônia do conterrâneo padre Domingos Prado Fonseca, na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo. A missa foi transmitida pela Rádio Clube ZYB-2. “A Missa Nova do neo-sacerdote varginhense proporcionou à população do Sul de Minas a grata oportunidade de ouvir a belíssima solenidade. (…) proferindo, emocionado, uma oração delicada e vibrante”. Monsenhor Domingos é um dos fundadores da Fepesmig, mantenedoura do Grupo Unis, onde está desde 1965. Inclusive participou, este ano, das comemorações pelos 50 anos da instituição (Blog do Madeira).

Nossos sentimentos a Família do Mons. Domingos P. Fonseca e nossa gratidão a Deus por ter nos presenteado com este sacerdote amado por todos em nossa Diocese da Campanha/MG. Obrigado Monsenhor pelo Santo serviço prestado a nossa Diocese seja bem vindo de volta a Casa do Pai, que ele o acolha na eternidade. Amém!

Portal Terra de Santa Cruz 

Anúncios

Uma consideração sobre “Falece Monsenhor Domingos Prado da Fonseca um exemplo de Sacerdote a ser seguido e lembrado com amor e saudade!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s