Escola da Fé: Paroquianos encerram o 2º módulo de formação- bíblico-pastoral em Campanha/MG

“Senhor a quem iremos nós? só tu tens palavra de vida eterna”
João 6,68

A Sagrada Escritura é um dos tesouros da Igreja que fundamentam a fé cristã, garantindo coragem, esperança, verdade, felicidade e plenitude para quem se põe a servir no Reino. Ao ensinar as verdades da fé, não podem permanecer inerte no ouvinte, mas deve por sua vez, apontar também as verdades que carecem de transformação na vida do cristão. De meras palavras escritas ela se coloca como Palavras Sagradas, pois o próprio Deus (que é trindade) se comunica com seu povo de variadas formas. Assim, a mensagem essencial permanece imutável, o amor fidedigno do Criador para com suas criaturas.


Acontece que as particularidades deste ensino e interpretação da Palavra podem se transformar em equívocos e perda do sentido sacro e fiel que se é atribuído a Bíblia. É deste modo que a Igreja em seu compromisso maternal, se preocupa com a interpretação correta e completa da Palavra de Deus. Estar em comunhão com o Magistério, a Tradição e o corpo eclesial é condição necessária para quem reza os textos sagrados e os pratica como condição para a felicidade.


A Escola da Fé de nossa Paróquia, em sua proposta de formar lideranças e agentes engajados na vida de oração e ação da Igreja, acreditou ser vigente e coerente com as diretrizes da Diocese da Campanha-MG, o tema da Palavra de Deus. Reunimos mais de quarenta participantes para rezar, entender e perceber a riqueza da Bíblia de forma simples e cautelosa, fiel e responsável e para assumir o compromisso que emana desta Palavra. Foram apresentados documentos e instruções da Igreja para se proceder a leitura e interpretação, estudado de maneira simplificada a formação do Povo de Deus, exposto a linha histórica dos escritos, explicado os fundamentos e realizado a Lectio Divina. Deste modo se pode assumir o compromisso de ser “praticantes da palavra e não meros ouvintes”(Tg 1,22).


A próxima semana deste ciclo de formação acontecerá a partir do dia 29 de junho com o tema “ A Doutrina Social da Igreja”, dirigido por professores, com o testemunho de missionários convidados.

Texto: Por Vinícius Thiago Amaral – coordenador das atividades e seminarista em serviço pastoral na Paróquia Santo Antônio – Campanha/MG

Fotos: Bruno Henrique Santos – Pastoral da Comunicação/ Gestor do  Portal Terra de Santa Cruz 

Veja mais fotos a página da Paróquia Santo Antônio 

Anúncios

Uma consideração sobre “Escola da Fé: Paroquianos encerram o 2º módulo de formação- bíblico-pastoral em Campanha/MG”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s