Dom Pedro Cunha Cruz celebra 5 anos de ordenação episcopal na Catedral de Santo Antônio – Campanha(MG)

A Diocese da Campanha-MG, celebrou nesta sexta-feira, 05 de fevereiro de 2016 os cinco anos de Ordenação Episcopal de Dom Pedro Cunha Cruz.

A Celebração deu-se início ás 10h da manhã na Catedral Diocesana de Santo Antônio em Campanha(MG) com participação de todo Clero diocesano e de religiosos e religiosas. É as ovelhas unidas ao seu Pastor celebrando com alegria este dia especial.

Dom Pedro Cunha Cruz foi ordenado em 5 de fevereiro de 2011.  Seu lema: “Servo de Jesus Cristo (Rm 1,1)”. Atuou como bispo auxiliar na arquidiocese do Rio de Janeiro e delegado do regional Leste 1 no Conselho Permanente da CNBB. Foi presidente do Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (Ceris); bispo referencial das Pastorais Sociais do regional Leste 1 e bispo responsável pela Pastoral Carcerária também no Leste 1. Em 20 de maio do ano de 2015, foi nomeado coadjutor da diocese de Campanha(MG). No dia 25 de Novembro de 2015, assumiu a Santa Sé Episcopal da Campanha -(MG) como Bispo Diocesano.

Desde do primeiro dia em que aqui neste solo mineiro e santo pisou, não parou um só instante, já visitou quase todas as paróquias da Diocese. Reativou o Jornal Voz Diocesana e trabalha arduamente para o progresso de toda nossa diocese.

Na Celebração especial de 5 anos de ordenação, Dom Pedro se sentiu muito feliz com a presença do clero, religiosas(os) e fiéis presentes na Catedral da Campanha(MG). Em Sua homilia destacou a liturgia que escolheu para tal celebração, começado pela primeira leitura da Carta de São Paulo aos Romanos onde fala justamente sobre seu lema episcopal “Servo de Jesus Cristo”

Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus. O qual antes prometeu pelos seus profetas nas santas escrituras, Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dentre os mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor, Pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé entre todas as gentes pelo seu nome, Entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo. A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.  Primeiramente dou graças ao meu Deus por Jesus Cristo, acerca de vós todos, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé. Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, me é testemunha de como incessantemente faço menção de vós, Pedindo sempre em minhas orações que nalgum tempo, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião de ir ter convosco. (Romanos 1:1-10)

“Refleti muito, pois este lema é a expressão do meu ministério, escolhi a carta de São Paulo aos romanos onde Paulo no fala que, diante desse encontro do mistério do Cristo ressuscitado, está forte experiência que ele faz com onde ele se sente servo, Servo de Cristo, quanto mais nos sentimos humildes diante do chamado de Deus, mais servo no sentimos”… explicou Dom Pedro.

Dom Pedro escolheu o Salmo da Eleição ou salmo da unção de Davi, muito usado nas celebrações diaconais, sacerdotais, episcopais e em outras celebrações relacionadas. Salmo 88 – “Ó Senhor…Eu cantarei eternamente o vosso amor”. Assim nos explicou a escolha do Evangelho de São Matheus (2,1-23) que narra a figura do bom pastor, aquele que vem pastorear, que dá a vida por suas ovelhas.

Veja a homilia completa no vídeo abaixo:

Ao final da celebração, tendo todos participado do banquete eucarístico, Dom Pedro recebeu um homenagem realizada com maestria pelo Monsenhor José Roberto que em sua explanação deixou claro a alegria e entusiasmo de todo clero Diocesano, leigos e religiosos em ter Dom Pedro como Bispo desta Santa Sé Campanhense, desejando longevidade ao seu ministério e trabalho a frente de nossa Diocese e que a Beata Nhá Chica, o Beato Pe. Victor, Santo Antônio e Nossa Senhora do Carmo excelso padroeira da Diocese o abençoe e ilumine seu pastoreio. Em seguida Dom Pedro recebeu das mãos do Pe. Sérgio Monteiro uma estola dourada com o símbolo do brasão da Diocese.

Sendo assim, Dom Pedro agradeceu pelas palavras e votos de felicidades e bom trabalho na santa sé da Campanha(MG) concedendo aos presentes na Catedral a Benção Pontifical. Logo após todos se reunirão no seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores para um almoço especial.

Nós do Portal Terra de Santa Cruz, desejamos todas as bênçãos e graças ao nosso querido Bispo Dom Pedro Cunha Cruz  e que estejamos sempre na unidade e no amor de Jesus Cristo que como seu lema episcopal também possamos ser SERVOS DE JESUS CRISTO, anunciando a boa nova, evangelizando como verdadeiros discípulos de Cristo nosso Senhor.

Veja algumas imagens desse dia festivo para nosso querido Bispo.

DSC05349.JPG

Este slideshow necessita de JavaScript.

Este slideshow necessita de JavaScript.

VEJA TODAS IMAGENS COMPLETAS EM NOSSO FACEBOOK

Texto: Bruno Henrique/Gestor do Portal Terra de Santa Cruz 

Vídeo/Fotos: Portal Terra de Santa Cruz 

Agradecimento: Diocese da Campanha-MG/ Rebeca Ribeiro 

 

Anúncios

Uma consideração sobre “Dom Pedro Cunha Cruz celebra 5 anos de ordenação episcopal na Catedral de Santo Antônio – Campanha(MG)”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s