Mais de 100 Bispos do Brasil participam de Curso no Rio de Janeiro

Desde o dia 25 de janeiro acontece o “25º Curso para Bispos” promovido  pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro . O evento teve início no governo diocesano de Dom Eugênio Sales. O encontro é coordenado por Dom Romer Karl, suíço, Bispo auxiliar, na época, hoje emérito.

curso bispos RJ
Na abertura o Cardeal Dom Orani, Dom Romer e o Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giovane D’Aniello, acolheram os Bispos e passaram as instruções do retiro. Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo metropolitano de Curitiba, também participa do curso.

20160128091726

Ao todo participam do encontro mais de 100 Bispos de todo o Brasil, e segundo informações da assessoria de imprensa da Arquidiocese do Rio, o curso tem duração de cinco dias. Durante este período, os Bispos farão reflexões e haverá debates sobre os temas estabelecidos. É também o momento de descanso, para que os Bispos possam começar o ano pastoral mais empenhados.

HomenagemIMG-20160127-WA0032

No dia 26 de janeiro, prosseguiu o Curso dos Bispos 2016, evento promovido pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, que está acontecendo na casa de retiro do Sumaré.
No encontro, os palestrantes Dom João Carlos Petrini, Bispo de Camaçari (BA), e Monsenhor Juan José Pérez Soba, doutor em Teologia pela Universidade São Damásio, fizeram reflexões sobre o tema central do encontro, “A família”, que também foi pauta do último Sínodo Ordinário do Episcopado.
No fim da tarde, o Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, entregou a medalha São Gregório Magno, concedida pelo Papa Francisco, ao Cônsul Geral da Itália no Rio de Janeiro, Ricardo Batisti.

Visita

Bispos_no_Museu_do_Amanh_3_27012016190245

Na manhã de quarta-feira, 27 de janeiro, os participantes da 25ª edição do encontro realizaram um passeio pela cidade do Rio de Janeiro e visitaram o Museu do Amanhã, na Praça Mauá, Zona Portuária da cidade.

Novo ícone da Região Portuária, o Museu do Amanhã conjuga o rigor da ciência e a linguagem expressiva da arte, tendo a tecnologia como suporte, em ambientes imersivos, instalações audiovisuais e jogos, criados a partir de estudos científicos desenvolvidos por especialistas e dados divulgados por instituições do mundo inteiro. Traz à cidade, pela primeira vez, o conceito de museu experiencial, no qual o conteúdo é apresentado de forma sensorial, interativa e conduzido por uma narrativa. O espaço examina o passado, apresenta tendências do presente e explora cenários possíveis para os próximos 50 anos a partir das perspectivas da sustentabilidade e da convivência.

“Este Museu do Amanhã é uma grande obra e um grande benefício também para a cidade do Rio de Janeiro, tendo em vista toda esta revitalização da Praça Mauá. Agradeço pela possibilidade de viver este momento e conhecer esta magnífica obra que a todo o momento interage com os seus visitantes”, pontuou o bispo da Diocese de Duque de Caxias, Dom Tarcísio Nascentes dos Santos.

Esta é a 25º edição, que será encerrada na próxima sexta, 29/01.

Por João Dias com informações de Paulo Ubaldino (ArqRio)
Fotos: Gustavo de Oliveira (ArqRio) 

Adaptação: Portal Terra de Santa Cruz

Anúncios

Uma consideração sobre “Mais de 100 Bispos do Brasil participam de Curso no Rio de Janeiro”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s