Ação de Graças: Dom Pedro recebe homenagem pelo início de seu episcopado na Diocese da Campanha-MG

Neste último Domingo(13), o terceiro do Advento, mais conhecido como “Gaudete in Domino semper: iterum dico vobis, gaudete. Dominus enim prope est”, o Domingo da Alegria, onde a liturgia, leva o fiel cristão a contemplar a alegria que vem de Deus. “Alegrai-vos no senhor, ele está próximo” e assim o fizemos, nos alegramos com tamanhas bençãos e alegrias a nós concedidas como a Abertura da Porta Santa Jubilar da Misericórdia em 6 Igrejas da nossa Diocese da Campanha-MG incluindo a Mãe de todas, a Catedral Diocesana de Santo Antônio da Campanha onde na mesma, Dom Pedro Cunha Cruz celebrou sua missa de Ação de Graças pelo início de seu episcopado na centenária diocese da Campanha-MG .

Assim,  Dom Pedro assume solenemente a Cátedra sucedendo o já Bispo Emérito Dom Diamantino Prata de Carvalho,off.

P1010954

Para acolher bem nosso novo Pastor, o Srº Carlos Henrique (Neíque) coordenador geral do CAP (Conselho Administrativo Paroquial) da Paróquia Santo Antônio, Campanha(MG) preparou em nome da Paróquia e de toda Forania Nossa Senhora das Fontes uma singela homenagem que você caro leitor confere na integra no texto abaixo:

 

ACOLHIDA A DOM PEDRO CUNHA CRUZ EM 13/12/2015

Dom Pedro, há apenas uma semana, ao final de nossa celebração dominical da eucaristia de Jesus, aqui mesmo neste templo, dávamos graças a Deus na pessoa de nosso amado Dom Diamantino Prata de Carvalho, por todas as graças derramadas ao longo dos dezessete anos em que ele governou como pastor a Diocese da Campanha.

Hoje, quando V. Exª se apresenta a nós como Bispo Titular em nossa Diocese, peço licença para em nome da Forania Nsa. Sra. Das Fontes, novamente com muita alegria, agradecer a Deus pela chegada de mais um pastor a frente deste povo sempre agraciado.

O que nossa diocese vive neste momento, se confunde um pouco com a liturgia deste terceiro domingo do advento, (o domingo da Alegria), em que somos conclamados a alegrarmos, pois, Deus quer estar entre nós; envia-nos a frente um pastor para dizer-nos, sob inspiração divina, o que devemos fazer para alcançarmos a salvação.

Dom Pedro tenha a certeza de que o coração de suas ovelhas, habitantes neste chão sul mineiro, hoje se alegra e agradece a Deus por enviá-lo adiante de nós.

Vivemos hoje a esperança de graças que receberemos sob vosso cajado. E novamente comparando com a linda e rica celebração hoje vivenciada, em nosso coração se abre a porta da esperança, para vivermos a graça da misericórdia divina, nos inspirada através de um novo pastor.   

Dom Pedro, nós começamos vivenciar este momento desde 20 de março, quando tomamos conhecimento de vossa nomeação, pelo Papa Francisco, para servir-nos como Bispo Coadjutor.

Logo nos enviaste uma mensagem rica em carinho, onde destacais a primeira carta de São Pedro capítulo um parte dos versículos dois e quatorze, lembrando que somos ovelhas, confiadas por Deus, a seus cuidados.

Em seguida, tomamos conhecimento de uma valiosa recomendação, por ninguém menos, que Vossa Eminência Excelentíssima Reverendíssimo Cardeal Dom Orani João Tempesta, onde o mesmo além de citar características exemplares a vosso respeito, dá-nos a conhecer também seu rico currículo, que por si só já seriam suficientes para encher nosso coração da já citada esperança de graças.

Mas Dom Pedro, quero lhe confidenciar uma coisa, nossa maior certeza de graça, vem mesmo de nossa mais que centenária experiência de vida diocesana.

Nossa Diocese sempre viveu à sombra de eficientíssimos pastores a serviço de Deus, que de fato, ensinaram-nos a amar a Deus e ao próximo, seguindo os mandamentos da Sagrada Escritura.

Dom Pedro, Vossa Exª é o sétimo de uma seqüência gloriosa de guias pastores que nossa Diocese recebe. E eu não poderia deixar de lembrar aqui, que percorrestes as mesmas estradas que percorreu um antecessor vosso, e que como disse Dom Orani, “faleceu aqui com odores de santidade”. O Para o povo desta Diocese, Santo Dom Othom Motta, que veio santificar-nos, partindo das mesmas origens vossa: carioca do clero diocesano. Claro que sem comparar pessoas, e épocas, isto também colabora para alegrar e encorajar nossos corações em seguir o pastor que Deus ora nos envia.

Por fim Dom Pedro, gostaria de destacar que mesmo com o pouco tempo que está entre nós, já nos causa admiração a disposição que mostra-nos no servir. Já nos é possível desfrutar de atendimentos diários que V. Exª. tem feito àqueles que o procuram, seja clero, sejam leigos, as portas estão sempre abertas. Admiramos seu esforço em se fazer presente em todas as paróquias da diocese, viajando quase que diariamente para alcançar tal objetivo, até penso que com apenas 22 semanas, já visitou quase todas as setenta paróquias, se não a todas mesmo. Aliás, vossa presença é sentida em vários acontecimentos desde que foi nos apresentado, em cinco de julho do corrente. Presença, por exemplo, em celebrações de crisma, onde nos chama a atenção sempre vossa Exª se dizer pai dos crismados, e não um pai ausente, mas um pai que promete voltar sempre para acompanhar o crescimento de seus filhos na fé. Ressalta-se também, sua rica presença nos trabalhos do plano diocesano de pastoral, presença que como sal, dá gosto aos trabalhos, e como luz, ilumina os presentes com colocações inspiradas e oportunas.

Dom Pedro viver a graça de ter como guia pastor, um enviado de Deus é privilégio nosso. Por isto, agradecemos a Deus e ao servo que a exemplo de Maria disse sim à missão.

 Seja muito bem vindo e que a mãe Senhora do Carmo interceda sempre por todos nós.

Um Grande abraço, e saiba que nós amamos muito aquele que vem em nome do Senhor.

Por Carlos Henrique (Neíque).        


Por Bruno Henrique/Gestor do Portal Terra de Santa Cruz 

Colaboração: Carlos Henrique (Neíque)/Campanha-MG

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s