3º Domingo do Advento – Iluminados por Deus, reparemos todo mal que cometemos.

“Reparar”, em primeiro lugar, quer dizer: deixar o mal ou as coisas erradas que costumamos fazer, corrigir os nossos passos e direcionar a nossa vida pela estrada correta

Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo” (Lucas 3, 16).

3 P

Primeira Leitura – Sf 3,14-18a – Leitura da Profecia de Sofonias:

Canta de alegria, cidade de Sião; rejubila, povo de Israel! Alegra-te e exulta de todo o coração, cidade de Jerusalém!

O Senhor revogou a sentença contra ti, afastou teus inimigos; o rei de Israel é o Senhor, ele está no meio de ti, nunca mais temerás o mal. Naquele dia, se dirá a Jerusalém: “Não temas, Sião, não te deixes levar pelo desânimo! O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, o valente guerreiro que te salva; ele exultará de alegria por ti, movido por amor; exultará por ti, entre louvores, como nos dias de festa”.

– Palavra do Senhor.

Responsório – Is 12,2-6

Exultai cantando alegres, habitantes de Sião,/ porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!

Exultai cantando alegres, habitantes de Sião,/ porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!

Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo;/ o Senhor é minha força, meu louvor e salvação./ Com alegria bebereis no manancial da salvação,/ e direis naquele dia: “Dai louvores ao Senhor.

Invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas,/ entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.

Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos,/ publicai em toda a terra suas grandes maravilhas!/ Exultai cantando alegres, habitantes de Sião,/ porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!”

Segunda Leitura – Fl 4,4-7 – Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses:

Irmãos: Alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito, alegrai-vos. Que a vossa bondade seja conhecida de todos os homens! O Senhor está próximo!

Não vos inquieteis com coisa alguma, mas apresentai as vossas necessidades a Deus, em orações e súplicas, acompanhadas de ação de graças. E a paz de Deus, que ultrapassa todo o entendimento, guardará os vossos corações e pensamento em Cristo Jesus.

– Palavra do Senhor.


 

Anúncio do Evangelho (Lc 3,10-18)

O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós!

PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, as multidões perguntavam a João: “Que devemos fazer?” João respondia: “Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo!” Foram também para o batismo cobradores de impostos, e perguntaram a João: “Mestre, que devemos fazer?”  João respondeu: “Não cobreis mais do que foi estabelecido”. Havia também soldados que perguntavam: “E nós, que devemos fazer?”

João respondia: “Não tomeis à força dinheiro de ninguém, nem façais falsas acusações; ficai satisfeitos com o vosso salário!”

O povo estava na expectativa e todos perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. Por isso, João declarou a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo. Ele virá com a pá na mão: vai limpar sua eira e recolher o trigo no celeiro; mas a palha ele a queimará no fogo que não se apaga”. E ainda de muitos outros modos, João anunciava ao povo a Boa Nova.

— Palavra da Salvação.


 

Refletindo o Evangelho

O Evangelho deste domingo é para nós um provocador, neste tempo de conversão que vivemos que é o tempo do Advento. E João Batista é para nós um referencial, um homem que nasceu santo e viveu convertido, caminhou na graça de Deus e no deserto muitos o procuravam para mudar de vida.

A pergunta que todos faziam era: “Mestre, que devemos fazer?” (Lucas 3, 12). A pergunta que todos nós devemos dirigir ao nosso Mestre Jesus é esta também: “Mestre, o que devo fazer?”.

Sabe, meus irmãos, não adianta palavras ou apenas propósitos e boa vontade, precisamos fazer algo para que a conversão seja real em nossa vida! Vai dizer o Evangelho que aquele que têm duas túnicas, dê uma a quem não tem; quem cobrou a mais, devolva e não cobre mais. Assim cada um vai olhar para a sua própria vida e Deus vai dizer: ‘Repara isso!’.

Nós temos muitas coisas para reparar em nossa vida! E “reparar”, em primeiro lugar, quer dizer: deixar o mal ou as coisas erradas que costumamos fazer, corrigir os nossos passos e direcionar a nossa vida pela estrada correta. Não podemos viver apenas de boas intenções e boa vontade; é preciso, de fato, converter-se e deixar de lado, deixar de fazer aquilo que não edifica a nossa vida nem a do outro.

O primeiro meio de correção é reconhecer o que precisamos mudar em nós e fazer um esforço possível para mudar isso. Se foi injusto com alguém, não seja mais!

É verdade que, em algumas situações, precisamos reparar o mal cometido; se pegamos o que era de alguém, precisamos devolver;  se falamos mal de alguém, precisamos agora falar bem e corrigir o mal que falamos.

Nós não podemos ser pessoas néscias e achar que fizemos algo errado e mau e que tudo fica por isso mesmo, porque Deus é bom, é misericórdia. Deus é muito bom e muito misericordioso! E por que Deus é misericordioso? Porque a sua misericórdia ilumina o nosso coração para repararmos o mal que fizemos a nós, ao outro e a quem for.

A graça é essa que São João anuncia, ele está batizando com a água que lava e purifica, mas Jesus nos batiza no Espírito Santo. Se precisamos da água para nos lavar, a água do batismo, a consciência reta e limpa, precisamos do fogo do Espírito para termos coragem, fortaleza para sairmos do caminho do mal e fazermos o que é correto e justo!

Deus abençoe você!

Por Padre Roger Araújo – Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Portal Terra de Santa Cruz

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s