Bispo Emérito da Campanha(MG) Dom Diamantino celebra missa de encerramento do ano da Vida Consagrada na Catedral de Santo Antônio.

No 1º Domingo do Advento, que abre oficialmente a preparação para o Natal do Senhor e que inaugura o novo ano litúrgico (Ano C), encerrou-se o Ano da Vida Consagrada iniciado iniciado pelo Papa Francisco em Novembro/2014 e encerrado em 2 Dezembro/2015(próxima terça-feira)

Com isso o Bispo Emérito da Campanha(MG) Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho que faz parte da Ordem dos Frades Franciscanos, celebrou solenemente o encerramento do ano da vida consagrada, . A Celebração aconteceu na Catedral Diocesana de Santo Antônio de Pádua. A Comunidade contou com a presença de religiosos e religiosas, entre elas as Irmãs Franciscanas, Irmãs Marcelinas de Cambuquira(MG),  e os Irmãos do Sagrado Coração, residentes em Campanha(MG) entre outras religiosas de outras congregações presentes em na Diocese da Campanha.

Dom Frei Diamantino em sua homilia ressaltou a importância da vida religiosa e consagrada na Igreja, e da construção de um mundo melhor, “A esperança de um mundo melhor se constrói na maneira de ser na disponibilidade do servir e sobre tudo a nossa vontade e decisão de Amar, amar a Deus e aos irmãos” . Continuando , Dom Frei Diamantino relembrou na história da Diocese da Campanha(MG) PRECISAMENTE NOS ANOS 60 quando as congregações religiosas começaram a chegar neste rincão sul mineiro. Em Campanha eram três congregações as Irmãs de N. S. de Sion,  as Pequenas Missionarias Maria Imaculada cuidavam dos seminaristas e Sr. Bispo no Seminário e as Irmãs Vicentinas (Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo) que cuidavam da Santa Casa de Misericórdia e do Asilo São José. e a Casa dos Irmãos do Sagrado Coração ainda em funcionamento . Em Três Corações eram duas, em Cambuquira, uma casa que ainda está em funcionamento que são as Irmãs Marcelinas e em Três Pontas, a diocese conta com o Carmelo São José (Carmelitas) entre outras congregações espalhadas pela diocese.  

Veja no vídeo abaixo a Homilia Completa.

A Celebração foi preparada pelos Irmãos do Sagrado Coração, residentes em Campanha(MG). Ao Final foi entronizada dentro da Catedral uma imagem de Nossa Senhora Mãe de Jesus e Rainha da Igreja. Maria é considerada a primeira a viver a vida consagrada a partir do momento em que deu seu SIM a Deus e aceitou a ser a Mãe do Salvador. Dom Diamantino rezou junto da imagem e pediu que Nossa Senhora intercedesse pelas vocações religiosas e sacerdotais de nossa Diocese e da Igreja em geral. Após a benção final os religiosos e religiosas foram convidados para um almoço especial na Casa dos Irmãos do Sagrado Coração de Jesus, onde Dom Diamantino recebeu homenagens por tudo que ele fez pela Diocese e congregações nela presentes.

OBS: Dom Diamantino tornou-se Bispo Emérito da Diocese da Campanha no último dia 25 de novembro, quando o Papa aceitou sua renúncia, com 75 anos Dom Diamantino encerra seu episcopado na Diocese da Campanha e residirá na mesma cidade sede, precisamente na Casa onde Dom Othon Motta 3ºBispo da Campanha Morou.

Vejam algumas Imagens da Celebração:

P1010765

P1010699 P1010700

P1010701 P1010704

P1010708 P1010710

P1010723

 

 

 

 

 

 

 

 

P1010750 P1010752

P1010753 P1010757 P1010761 P1010762 P1010767 P1010770

Texto: Bruno Henrique/Gestor do Portal Terra de Santa Cruz 

Portal Terra de Santa Cruz – Evangelizar é Preciso!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s