O Legado de Dom Diamantino Prata de Carvalho, Bispo Emérito da Diocese da Campanha

Nascido aos 20 de novembro de 1940, em Manteigas, Portugal, filho de Antônio Leitão Carvalho e Maria da Conceição Prata Direito, fez seus estudos iniciais em Manteigas e na Guarda, em Portugal; depois em Garnstock, na Bélgica e em Agudos/SP. Cursou Filosofia e Teologia no Instituto Teológico Franciscano, em Petrópolis/RJ. Licenciou-se em letras (Português – Francês) pela Universidade Católica Petrópolis-RJ e CETESP e especializou-se em Pastoral da Comunicação Social no Studio Paolino Internazionale della Comunicazione Sociale , em Roma.

Exerceu, antes do episcopado, as funções de Professor no Seminário em Agudos (1973-1977); Vigário Paroquial no Rio de Janeiro, RJ e em Curitiba, PR; Pároco em Ipanema, no Rio de Janeiro, RJ e São Lourenço, MG; Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Penha em Vila Velha, ES; Professor de Moral em Vitória, ES (Centro de Estudos Eclesiásticos) e em Curitiba, PR (Studium Theologicum); Membro do Conselho Presbiteral (Campanha, MG e Rio de Janeiro, RJ), Coordenador Diocesano de Pastoral (Campanha, MG) e Coordenador de Setor no Rio de Janeiro.

Emitiu os votos religiosos na Ordem dos Frades Menores em 20 de dezembro de 1967. Foi ordenado presbítero em 10 de dezembro de 1972, no Rio de Janeiro, RJ. Foi nomeado Bispo pelo Santo Padre João Paulo II, em 25 de março de 1998, sendo ordenado em Campanha, MG, aos 02 de maio de 1998, quando tomou posse como Sexto Bispo Diocesano da Campanha.

Seu lema episcopal foi: “Servir com alegria”.

Dom Diamantino fez valer seu lema episcopal, não há na diocese da Campanha alguém que diga que viu Dom Diamantino servindo com desdém ou com tristeza . Por onde passou deixou sua marca de alegria e fiel servidor de Cristo. Lutou arduamente pela desenvolvimento da Diocese em todos setores, reformou o seminário diocesano Nossa Senhora das Dores, dando aos estudantes maior conforto e comodidade.

Restruturou a Mitra Diocesana, adquiriu o prédio da Congregação da Irmãs de  Nossa Senhora de Sion e a ele deu todo funcionamento e administração da Diocese, como Secretaria Pastoral Diocesana, Economato, e Tribunal Eclesiástico entre outras setores da Mitra Diocesana .

Apoiou e deu total atenção as pastorais e movimentos, acreditou na santidade de Francisca de Paula, Nhá Chica conseguindo junto a cúria romana o reconhecimento das virtudes da serva de Deus e consequentemente sua beatificação, ocorrida no dia 4 de maio do ano de 2013. cropped-10155756_970228386344876_8466644940998696489_nhhug.jpgO mesmo ocorreu com Francisco de Paula Victor (Pe.Victor) declarado beato em solene celebração no último dia 14 de novembro deste ano de 2015 na qual presidiu a celebração. Foi o grande idealizador da Reforma e Restauro da Catedral Diocesana de Santo Antônio da Campanha-MG juntamente com o antigo pároco Pe. Marcos Antônio Iabrudi Filho nos anos de 2013/2014 reabrindo-a em 25 de março de 2015.

P1010590 Nhá Chica

No ano de 2004 inaugurou o Seminário Propedêutico São Pio X que se trata do primeiro ano do tempo de formação para o Sacerdócio. É um ano introdutório, não deixando de ser um ano de discernimento também, para a entrada definitiva no Seminário Maior para a Filosofia e a Teologia. De forma resumida, é um ano em que se começa a entrar em ritmo da vida acadêmica, da vida de oração, da vida comunitária e fraterna e do amadurecimento humano-afetivo que se terá de forma mais intensa no Seminário Maior e, por fim, na vida de sacerdote. Desde de sua inauguração, passou vários reitores por este seminário, o atual reitor é o Vigário Paroquial da Campanha, Pe. Edson Pereira Oliveira.

Foto: comisedacampanha.blogspot.com

Semeando a Alegria de servir a Cristo e sua Igreja, Dom Diamantino sempre esteve na sua simplicidade e humildade presente nas paróquias, envolvido nos encontros e serviços pastorais da diocese. Homem bom, integro e acima de tudo, um verdadeiro Pastor que sabe cuidar de seu rebanho com amor, humildade e paciência.

P1000817

Desenvolveu grandes trabalhos até aqui a frente da Diocese da Campanha . Fortaleceu a fé do povo Católico de todo diocese e foi o responsável pelo aumento considerável no número de fieis.

IMG_0617Hoje a  comunidade católica agradece por toda dedicação e amor que  Dom Diamantino Prata de Carvalho teve para com essa santa sé episcopal e dá as boas vindas ao novo bispo Dom Pedro Cunha Cruz que seu episcopado seja conduzido por Cristo nosso Senhor!

 

Por Bruno Henrique/ Gestor do Portal Terra de Santa Cruz 

Anúncios

5 comentários em “O Legado de Dom Diamantino Prata de Carvalho, Bispo Emérito da Diocese da Campanha”

  1. Prezado Bruno Henrique.
    Li seu artigo. Muito obrigado pelas suas amáveis palavras. Tudo que pude realizar foi em parceria com muita gente. Mas, sobretudo, com o
    auxólio da graça de Deus, que nunca faltou.
    Desejo-lhe feliz Natal e abençoado Ano Novo.
    + fr. Diamantino, ofm, bispo emérito

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigado, querido e amado Dom Diamantino, bispo emérito desta santa Igreja da Campanha. A ti também um Feliz e Santo Natal e um Ano Novo cheio de bençãos do céus. Grande Abraço, meu querido amigo Dom Diamantino!
      (Bruno Henrique)

      Curtido por 1 pessoa

  2. Gostaria muito de entrar em contato pessoal com Dom Diamantino. Sou sacerdote diocesano que conviveu com ele desde o seminário em Petrópolis . Meu nome Padre José Cláudio Boechat Moreno – tel.: (89) 99455-0777 08 whatsaap (89) 99412-2778. Obrigado a quem puder passar pra ele esta msg.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s